O debate em torno do cabelo de Beyoncé é bastante antigo, e ganha agora novo fôlego graças a uma publicação do seu hairstylist no Instagram.
Recentemente, Neal Farina partilhou uma fotografia do backstage da digressão On The Run II que mostra a Queen Bey em toda a sua glória, com um afro encaracolado e longo, que passa dos ombros.
“Cabelo natural encaracolado. OTRII em Roma”, lê-se na descrição.
É de conhecimento geral que as cantoras e atrizes com cabelo afro tendem a usar tranças, perucas e extensões para proteger o seu cabelo de determinadas agressões (esticar, pintar, etc.), que são praticamente diárias devido aos ossos do ofício. Esta técnica, conhecida como protective styling, aguça a curiosidade do público em relação a como serão certas celebridades ao natural – e talvez nenhuma seja alvo de tanto escrutínio quanto Beyoncé.
O uso da palavra “natural” na legenda da fotografia partilhada por Farina implica que o que se vê na imagem é a textura verdadeira do cabelo da estrela, sem qualquer alisamento químico. Foi o suficiente para semear a discórdia online. Muitos, motivados pela crença de que ‘o cabelo afro’ não cresce, duvidaram de que aquele cabelo ‘todo’ fosse realmente de Bey. Já outros lembraram que a artista fez o big chop (cortar todo o cabelo desfrisado com o intuito de deixá-lo crescer natural) em 2013 e que, passados cinco anos, é perfeitamente normal que o seu cabelo esteja daquele tamanho.
Recorde-se que em 2017, perante a especulação em torno dos visuais da filha, Tina Knowles partilhou uma imagem rara do cabelo natural de Beyoncé.
“Centímetros! Estou tão feliz por o cabelo da minha bebé ter crescido! Ela vai apanhar-me (no comprimento)”, disse no Instagram.
No mesmo ano, Farinah também comentou o tema num vídeo publicado na sua página na mesma rede social.
“Às vezes, as mulheres fazem escolhas, e as mulheres negras não são as únicas que usam perucas e tissagens – lembrem-se disso”, disse. “E por baixo das perucas e tissagens, as mulheres negras têm cabelos encaracolados lindos. É uma escolha que as mulheres fazem – e essa é uma escolha, a de usar perucas e tissagens, que a mulher negra faz se quiser. Não há nada de errado nisso”, continuou. “Portanto, o mito sobre as mulheres negras não terem cabelo? Pensem novamente, porque elas têm cabelos lindos e com textura. Reconheçam.”