Claire Wineland, influencer nas redes sociais, morreu aos 21 anos, uma semana depois de ter sido submetida a um transplante de pulmão. Diagnosticada com fibrose cística desde o nascimento, a jovem deu o seu último suspiro este domingo, dia 2, depois de a família tomar a decisão de desligar as máquinas a que estava ligada.
A notícia da sua morte foi avançada na segunda-feira, dia 2. “A Claire não estava em sofrimento e os profissionais de saúde disseram que foi a morte mais tranquila que alguma vez testemunharam”, lê-se num comunicado publicado página de Facebook na fundação criada em nome da jovem: “A sua mãe, Melissa Yeager, e o seu pai, John Wineland, estiveram com ela no primeiro suspiro, e agora estiveram com ela no último”. No mesmo comunicado, sabe-se que a jovem era dadora de órgãos, sendo que, após a morte, poderá ajudar outras pessoas.
Na segunda-feira, dia 3, os médicos avisaram a família de Claire de que os órgãos da jovem tinham salvado a vida de duas pessoas. “O rim direto foi transplantado numa mulher de 44 anos de San Diego, e o rim esquerdo foi transplantado num homem de 55 anos da Califórnia”, contou a mãe da jovem à CNN. “Também as córneas e tecido foi retirado à Claire e poderão melhorar a vida de cerca de 50 pessoas”, continua.
Através das redes sociais, Claire Wineland falou diversas vezes sobre a doença de que padecia. A jovem publicava fotogradias do tratamentos feitos em hospitaise dava discursos inspiracionais. A influencer tinha como objetivo ajudar outras pessoas que se encontrassem na mesma condição ou em semelhante.
Em maio deste ano, mostrou-se radiante por estar na lista de transplantes para receber um novo pulmão. A cirurgia aconteceu no dia 26 de agosto.
A fibrose cística é uma condição que requer tratamento ao longo de toda a vida, sendo uma desordem rara e genética. Provoca dificuldades em respirar, tosse com muco, como resultado de frequentes infecções pulmonares.