Depois daqueles que pareceram ser os nove meses mais longos de sempre, o bebé Sussex finalmente chegou ao mundo – e ninguém está mais entusiasmado que o papá Harry.
Apesar de o casal ter anunciado que ia viver o momento em privado, o príncipe cumpriu a tradição e fez breves declarações à imprensa sobre o nascimento do menino, cujo nome ainda não foi revelado. (ainda) Mais do que as palavras que proferia, a sua linguagem corporal denunciava uma reação genuína e sentida.
“A maioria dos seus movimentos – encolher os ombros, o sorriso e movimentos de embalo – são movimentos ‘para cima’, que são uma forma de expressar os seus sentimentos de alegria e exuberância,” explica a especialista em linguagem corporal Patti Wood ao site Good Housekeeping..
Durante toda a entrevista (um minuto e 30 segundos), o duque de Sussex balança para a frente e para trás-
“Chamo-lhes ‘pés felizes’, porque ele levanta os pés e balança apoiado nos dedos,” acrescenta Susan Constantine, especialista em comportamento humano.”Acontece sempre em momentos profundos, como quando ele revela o sexo do bebé ou fala sobre Meghan.”
![prince-harry-dad-clasped-hand-body-language-1557158017.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/14287680prince-harry-dad-clasped-hand-body-language-1557158017.jpg)
Getty Images
Ao mesmo tempo, Harry encolhe o ombro, o que os especialistas normalmente veem como um sinal de incerteza ou descontentamento. Desta vez, contudo, revelava um estado de descrença.
“O balanço dos pés, o encolher de ombros e o grande sorriso acontecem seguidamente, o que mostra quão entusiasmado está, e isso transparece através do seu corpo,” explica Constantine, acrescentando que Harry o faz à sua maneira. “Ele mantém o seu corpo ‘fechado’ [ombros descaídos e mãos entrelaçadas], o que representa uma forma de se manter contido e respeitoso.”
![prince-harry-dad-hands-body-language-1557158017.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/14287682prince-harry-dad-hands-body-language-1557158017.jpg)
Getty Images
“Ele esfrega as mãos de entusiasmo porque tem energia a mais,” salienta Patti Wood. “As pessoas fazem isso quando estão a falar de algo delicioso e maravilhoso.”
No meio de tanto nervosismo, entusiasmo e energia radiante, Wood destaca um momento em que se sente quão grandiosa está a ser a experiência para o príncipe: quando o repórter lhe pergunta sobre o parto.
“Ele morde o lábio e deita língua de fora porque há uma parte do parto que é assustadora para ele,” revela.
Mesmo mais cedo, quando diz que aquilo por que Meghan passou “ultrapassa a compreensão”, o príncipe arqueia as sobrancelhas.
“Isso indica que ele está a pensar atentamente para transmitir o seu ponto de vista,” explica Susan Constantine. “Ele claramente está fortemente impressionado com aquilo por que a mulher passou.”
![prince-harry-brows-dad-body-language-1557163533.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/14287684prince-harry-brows-dad-body-language-1557163533.jpg)
Getty Images
Harry tem uma reação semelhante quando menciona que o casal ainda está a decidir o nome do primogénito.
“Ele mexe a cabeça de um lado para o outro e faz pausas longas, portanto aparentemente há algo subjacente sobre ter de decidir um nome,” diz Susan ao site Good Housekeeping. “Ele não entra em detalhes intencionalmente, o que mostra alguma inquietação, mas não necessariamente aflição.”
De recordar que o oitavo bisneto de Isabel II nasceu na esta segunda-feira, 6 de maio. No anúncio oficial, o Palácio de Buckingham confirmou que a duquesa de Sussex deu à luz um menino saudável, de 3.260 quilos.