Activa, Michelle Obama parece não ser capaz de parar um segundo. Ainda assim, após o lançamento do livro Becoming e entre inúmeras entrevistas, a mulher do ex-presidente americano teve tempo para falar um pouco acerca do relacionamento que mantêm há mais de 27 anos. No Essence Festival, em New Orleans, no passado dia 6 de julho, deixou um testemunho importante.
“Ouvi dizer que quase se tornou indisciplinada no que toca a assegurar-se de que a sua saúde estava bem“, começou por dizer a jornalista Gayle King. E Michelle não hesitou: “Muitas mães vão perceber isto. Eu dei por mim a olhar em volta, depois de ter as minhas filhas, e não tinha tempo para mim. Mas o meu marido estava no ginásio todos os dias. E eu ficava do género ‘bem, como é que vais ao ginásio?’ e ele dizia-me ‘eu arranjo tempo para o ginásio’. E eu: ‘o quê?’“.
Em seguida, explicou melhor aquele tópico, referindo que aquele foi um dos problemas discutidos quando começaram a terapia de casal. “Isto foi mesmo quando começámos a ser aconselhados. Portanto, este era um dos nossos ‘obstáculos’, sabem? Eu dei por mim a ficar chateada por ele estar a fazer algo que precisava de fazer por si mesmo.Creio que muitas de nós, mulheres, temos dificuldade em colocar-nos na nossa lista de prioridades. E é isso que acontece com a nossa saúde. Estamos tão ocupadas com os outros que quase nos sentimos culpadas por ter tempo para nós“.
Por fim, Michelle disse que a prática do tão falado self-care não acontece do dia para a noite e que é necessário muito trabalho para equilibrar o nosso bem-estar. E, para tal, nada melhor que ter alguém do seu lado que apenas queira o seu bem. “O casamento é uma escolha que fazemos todos os dias. Não porque é fácil, mas porque acreditamos na outra pessoa. E, senhoras e senhores, por isso é que é tão importante casar com alguém que respeitamos, que é igual a nós, que quer estar connosco e que quer que ganhemos tanto quanto nós queremos que eles ganhem“, finalizou.