A 13 de setembro de 2009, Taylor Swift vencia o prémio de ‘Melhor Vídeo Feminino’, com a música ‘You Belong With Me’, nos MTV Video Music Awards. Após subir ao palco para receber o reconhecimento e discursar, Kanye West, já embriagado, interrompeu-a para dizer que era Beyoncé quem merecia o prémio. Desde então, a relação entre os dois artistas teve altos e baixos, pedidos de desculpa e até mesmo uma aparente reconciliação.
Agora, em entrevista à Rolling Stones, Taylor falou sobre o assunto como nunca antes o tinha feito. “Nós íamos jantar e assim. E eu estava tão feliz porque ele dizia coisas boas sobre a minha música. Parecia que eu estava a curar uma espécie de rejeição de infância, mas de quando tinha 19 anos“, disse, referindo-se ao momento em que pareciam estar a entender-se de novo.
“Mas chegaram os VMAs de 2015. Ele ia receber o prémio Vanguarda. Ligou-me antes – eu não gravei a chamada ilegalmente, por isso não posso mostrar-vos [a artista referia-se ao facto de Kim Kardashian o ter feito]. Mas ele ligou-me, talvez uma semana antes do evento e tivemos uma chamada de cerca de uma hora. E ele dizia ‘Eu gostava mesmo, mesmo muito que apresentasses este prémio Vanguarda para mim, ia significar imenso’. E começou a enumerar as razões para tal, porque ele consegue ser muito querido. E eu estava entusiasmada por ele me ter feito aquele pedido“, continuou a cantora.
“Portanto, escrevi-lhe o discurso e, quando chegamos aos VMAs, eu fi-lo e ele grita ‘A MTV meteu a Taylor Swift a apresentar este prémio para mim só pelas audiências!’. E eu estava no público, com o meu braço em volta da mulher dele e passou-me um arrepio pelo corpo. Percebi que ele tem duas caras. Que ele quer ser simpático para mim nos bastidores mas também quer parecer porreiro, levantar-se em frente a toda a gente e dizer porcaria. Fiquei tão chateada“, acrescentou.
Depois deste “incidente”, surgiu um novo tema: West lançou a música Famous, que incluía o excerto “Sinto que eu e a Taylor ainda podemos vir a ter sexo/ Porquê? Eu tornei aquela ca*** famosa“. O problema foi que o rapper disse ter tido a autorização da cantora para incluir o trecho na composição, mas esta negou – mesmo depois de Kim Kardashian ter defendido o marido, com a gravação de uma conversa entre este e Swift em que esta última parecia dar-lhe consentimento.
“Ele queria que eu fosse falar com ele depois do evento [VMAs 2015], na sala dele. Mas eu não fui. Portanto, ele enviou um grande conjunto de flores no dia seguinte, para pedir desculpa. E eu fiquei tipo ‘sabes que mais? Não quero que estejamos mal de novo, por isso vou simplesmente seguir em frente’. Portanto, quando ele me ligou, eu estava tão sensibilizada pelo respeito dele e por me falar naquele excerto da canção e fiquei tipo ‘ok, tudo bem, estamos bem de novo'”, explicou a artista.
Contudo, o lançamento da música, em 2016, não foi bem visto. “Quando ouvi a canção fiquei ‘estou farta disto. Se queres estar mal, vamos ficar mal. Mas sê honesto sobre isso“, disse a cantora, rematando com o facto de esta sua reação ter sido resultado de um acumular de situações e de uma dinâmica instável com o rapper ao longo dos anos.