Nas redes sociais, cresce um movimento que se apresenta como #FreeBritney. Trata-se de uma mobilização provocada por fãs de Britney Spears, 38 anos, que pretendem ajudar a cantora através da exposição realidade em que vive. Afinal, e apesar de ter gerado cerca de 120 milhões de euros só no ano passado, a artista não tem liberdade, pessoal ou econónica. E a situação não é de agora.
O grupo que lidera este movimento assegura que Britney Spears viu a liberdade ser restriste desde o início da carreira. Quando começou na Disney, a artista terá sido “obrigada” a alterar a voz por cantar de uma forma demasiado idêntica à de Christina Aguilera, por exemplo. Mais tarde, com a fama, a cantora viveu momentos complicados, muito devido ao assédio da imprensa. Mas o pior aconteceu após o divórcio, em 2007, e a regulação da guarda dos dois filhos, Jayden e Sean.
Nessa altura, a cantora passou por um estado debilitado no que toca à saúde mental. Chegou a cometer atos que fizeram correr muita tinta, tais como rapar o cabelo ou ir às compras nua. Fui neste momento que o pai de Britney decidiu intervir. Jamie Spears solicitou a tutela temporarária da filha. Desde então, a artista não tem liberdade para tomar simples decisões que fazem parte da vida de qualquer pessoa adulta.
Construiu uma carreira que lhe rendeu centenas de milhões de euros, mas tem de pedir permissão para gastar dinheiro, conduzir um carro, dar um passeio, casar ou ter mais filhos. A cantora pagará cerca de 85 mil euros mensais ao pai, para gerir a sua vida, ficando com cerca de 5 mil euros mensais para despesas pessoais.
Pelo menos é isso que o movimento #FreeBritney alega. Agora, estas pessoas, entre as quais se encontra a própria mãe de Britney, Lynne Spears, querem sensibilizar para realidade da artista. Querem provar que a cantora recuperou, sendo o seu trabalho na música e enquanto jurada do programa “X Factor” prova disso. Pede-se que a tutela da princesa da pop seja revista de forma a que esta consiga liberdade.
Já nas redes sociais, Britney Spears tem por hábito mostrar-se em casa a dançar. Veja um desses momentos no vídeo.