Michelle Obama, de 56 anos, convidou a mãe, Marian Robinson, de 83, e o irmão, Craig, de 58, para uma conversa no podcast ao qual dá nome. Os três discutiram a brutalidade policial e a mulher de Barack Obama chegou mesmo a lembrar um episódio menos feliz que aconteceu quando o irmão tinha apenas 10 anos.
Em resumo: a polícia de Chicago acusou, na altura, o rapaz de roubar a própria bicicleta amarela – que, na verdade, tinham sido os pais a oferecer-lhe. Em memória desse momento, Craig disse: “Eu fiquei horrorizado porque sempre me ensinaram que os polícias são nossos amigos e que acreditam na verdade“.
O irmão de Michelle revelou ainda que dois agentes da polícia o decidiram parar enquanto ele andava na bicicleta. “Um deles agarrou na bicicleta e não a largava”, começou por contar, acrescentando que lhe fizeram muitas perguntas. “Eu estava tipo ‘oh, vocês perceberam mal, esta é a minha bicicleta, não se preocupem, não foi roubada’. E eles não acreditavam. Fiquei destroçado e, por fim, disse: ‘podem levar-me a casa e eu provo que esta é a minha bicicleta“, acrescentou.
Ao chegarem a casa, a mãe, Marian, não se cansou de defender o filho e confrontou os polícias – ambos negros -, acerca do motivo pelo qual pressionaram Craig, até que um admitiu que sabia que o jovem dizia a verdade. “Quando deixas a segurança de tua casa e vais para a rua, onde ser negro é crime por si só, todos tivemos de aprender a agir“, rematou o irmão de Michelle.