Foi nesta quinta-feira, dia 15 de abril, que o Palácio Buckingham divulgou os novos detalhes do funeral do duque de Edimburgo, que faleceu na manhã da passada sexta-feira, 9 de abril. A cerimónia fúnebre do príncipe Philip, realizar-se-á no sábado e terá lugar na capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, tal como foi o seu desejo.
O Palácio divulgou também pormenores sobre os participantes e a ordem da procissão e sabe-se agora que William e Harry não vão caminhar juntos no funeral do avô. Ambos vão-se juntar à restante família real para seguir atrás do caixão, mas o primo Peter Philips – filho da princesa Ana – irá caminhar entre eles. Para a segunda procissão até à capela, William irá ficar ao lado do primo Peter, enquanto que Harry vai seguir mais atrás.
Um porta-voz da casa real garante que a ordem da procissão foi “uma mudança prática, em vez de enviar um sinal“. Acrescentou ainda que “este é um funeral e não vamos ser atraídos por perceções dramáticas. Os arranjos foram acordados e representam os desejos de Sua Majestade.”
A procissão vai ocorrer conforme as restrições devido à pandemia e, uma vez dentro da capela, os participantes terão de fazer uso de máscaras e manter o distanciamento de dois metros.
Recorde-se que Meghan está à espera do seu segundo filho, e como tal, não acompanhou o marido, que regressou, pela primeira vez em mais de um ano, ao Reino Unido para comparecer ao funeral do avô.