Estreou-se como atriz em 2000 e, desde então, nunca mais parou. Aos 38 anos, Teresa Tavares tem um vasto currículo no mundo da representação, seja na televisão, no cinema ou no teatro. Na vida real, quando não está a entregar-se de corpo e alma às suas personagens, fica claro que é uma mulher de causas motivada pela vontade inesgotável de tornar o mundo um lugar melhor.
Em conversa com a ACTIVA, partilhou algumas das coisas que mais gosta de ver e de fazer nos momento de descanso.
Quais são os filmes que vê sempre como se fosse a primeira vez?
Pierrot le Fou (1965), de Jean-Luc Godard, Persona (1966), de Ingmar Bergman, e Os Sonhadores (2003), de Bernardo Bertolucci. Sempre! Mais recentemente, o Mais Uma Rodada (2020), de Thomas Vinterberg, e A Favorita (2018), de Yorgos Lanthimos.
Passando para as séries, que produções já a deixaram colada ao ecrã?
As duas últimas que vi: Criada, da Netflix, e Scenes from a Marriage, da HBO.
Um (ou mais) livro que considere incrível?
Adoro a Adília Lopes e Dobra, que reúne num só livro toda a sua poesia. Recomendo muito! Recentemente, reli o Orlando, da Virginia Woolf, a propósito do texto que estou a ensaiar neste momento [Vita e Virgínia, a estrear no Teatro S. Luiz em dezembro] e também é extraordinário.
A sua rotina de beleza não fica completa sem…?
A linha Advanced Night Repair da Estee Laude e a linha anti-manchas do Institut Esthederm. Além disso, os cremes e óleos de corpo da Nuxe, e as colónias da Maison Dior.
Existe algum tratamento estético ou de beleza do qual não abre mão?
Destaco o tratamento de ortodontia invisível com a Impress. Desde o verão que estou a usar alinhadores invisíveis para endireitar os dentes e até me esqueço que os tenho postos! Além de serem discretos, adaptam-se totalmente e não interferem com a fala ou provocam incómodo. E a opção de ter acompanhamento médico online quando estou a trabalhar fora ou a viajar tem facilitado muito todo o processo.
Um bom local para comer ou beber um copo em Lisboa?
O rooftop Javá, o Heim Café, o restaurante de street food asiática Soi e os bares Alfaiataria e Jobim.