![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2022/09/220907_GettyImages-1163685622-1600x1065.jpg)
Quando Britney Spears celebrou o fim da tutela legal a que esteve sujeita durante 13 anos, os fãs acreditaram que o momento marcaria o fim dos dramas familiares da cantora. Porém, não foi o caso. A eterna princesa da pop passa por outro período delicado na vida pessoal, desta feita relacionado com o ex-marido e os filhos adolescentes.
Spears é mãe de Sean Preston, 16, e Jayden James, 15, fruto do casamento com Kevin Federline, de quem se separou um ano antes do início da tutela. Numa fase inicial, Kevin ficou com a guarda legal dos menores, mas a artista conseguiu a guarda partilhada em 2008. Com o passar dos anos, um novo acordo garantiu a Britney duas visitas por semana dos filhos, além de um pernoitamento.
A estrela pagava 20 mil dólares por mês em pensão de alimentos ao antigo companheiro e, além disso, cobria as despesas com a escola, seguros e roupas das crianças. Em 2018, Federline pediu um aumento da prestação, o que enfureceu os fãs. Nos últimos anos, Sean e Jayden começaram a visitar a mãe cada vez menos e faltaram ao casamento desta com o modelo Sam Asghari, dando sinais de que algo não estava bem.
Entrevista polémica
Em agosto passado, Kevin Federline falou publicamente sobre Britney Spears. Numa entrevista polémica concedida ao Daily Mail, reconheceu que os filhos decidiram deixar de visitar a mãe. “Os rapazes decidiram que não vão vê-la neste momento. Já passaram alguns meses desde que estiveram com ela. Eles decidiram não ir ao casamento”, fez saber.
O antigo dançarino disse ainda que os adolescentes se sentiam desconfortáveis com as publicações reveladoras de Spears nas redes sociais, nomeadamente aquelas em que surge sem roupa — segundo a própria, trata-se de uma forma de recuperar poder, depois de ter suportado as restrições de uma tutela legal por mais de uma década. Kevin também alegou que Jamie Spears, o pai da cantora, “salvou a vida dela”, apesar de esta acusar o progenitor de ter tido comportamentos abusivos.
Na altura, tanto Britney como o atual marido, Sam Asghari, reagiram publicamente, condenando as declarações públicas. A artista também partilhou no Instagram que estava triste com a atitude do ex e levantou o véu sobre o ambiente em que decorriam as visitas dos filhos antes de estes deixarem de aparecer.
“Eu sei que é difícil lidar com adolescentes nessa idade, mas convenhamos. Há ser rude e depois há ser detestável”, escreveu. “Eles entravam, iam diretamente para o quarto e trancavam a porta“.
Kevin respondeu ao partilhar uma série de vídeos antigos que mostram Britney a discutir com os rapazes. Aparentemente, os clipes foram gravados secretamente por Sean Preston e Jayden James. “Não posso ficar calado e deixar os meus filhos serem acusados desta forma depois daquilo por que passaram. Por muito que doa, decidimos, enquanto família, publicar estes vídeos”, escreveu na legenda da publicação que, entretanto, foi eliminada.
Tensão com os filhos
Desde então, tanto Kevin como Jayden James participaram noutras entrevistas. O primeiro falou com o programa australiano “60 Minutes”, enquanto o segundo prestou declarações num documentário do canal ITV News. O jovem insiste que “não existe ódio” entre ele e a mãe, mas admite que reparar a relação “vai exigir tempo e esforço”.
“Eu só quero que ela melhore mentalmente. Quando ela melhorar, eu quero mesmo vê-la outra vez”, revelou, acrescentando que está “muito feliz” pelo casamento de Britney com Sam, mas não considerou apropriado marcar presença no casamento. “Ela não convidou a família toda e, assim, seríamos só eu e o Preston. Não vejo como é que essa situação acabaria em bons termos”.
Jayden e Preston vivem com o pai, a mulher deste, Victoria, e quatro meios-irmãos. “Este é o nosso lugar seguro, neste momento, para processarmos todo o trauma emocional e curarmos o nosso estado mental”. À semelhança de Federline, o jovem defendeu Jamie Spears, dizendo que o avô “não merece todo o ódio que está a receber dos meios de comunicação”.
Britney Spears' youngest son believes his relationship with his mother can be repaired
— ITV News (@itvnews) September 2, 2022
Jayden said: "I 100% think this can be fixed of course. It's just going to take a lot of time and effort… I really want to see her again."
Read more here: https://t.co/JfU55ZFwar pic.twitter.com/QdYQCNfbxW
A resposta de Britney
Poucas horas depois de a entrevista de Jayden ter sido publicada online, Britney respondeu, admitindo que ficou profundamente magoada por “não estar à altura das expectativas dele como mãe”. A cantora acrescentou que falhou como mãe se o jovem acredita que os avós são boas pessoas e mostrou interesse num encontro com os filhos para falarem cara a cara.
Spears também criticou Kevin Federline, que acusa de não ter um emprego há 15 anos. “É terrível ver o vosso pai ser um hipócrita e dizer que meios de comunicação são horríveis, no entanto ele faz-vos falar com eles sobre os vossos assuntos pessoais”.