Nos três primeiros episódios do documentário “Harry e Meghan”, da Netflix, são muitas as considerações que a duquesa tece sobre a família real inglesa e os seus costumes. No entanto, nem tudo parece corresponder à verdade, tal como sublinham fontes da casa real que entraram em contacto com o jornal britânico The Times para esclarecer algumas afirmações.
Uma delas passa pela falta de preparação que Meghan Markle alega ter sentido, por nunca ter tido qualquer tipo de ajuda em relação às regras básicas de protocolo e de comportamento dentro da família real. Porém, segundo o The Times, “seis meses antes do casamento, o então secretário privado de Harry, Ed Lane Fox, conhecido por Elf, deu um dossier a Meghan que continha 30 pontos amplamente documentados, cheios de informação e contactos úteis para a vida que [a duquesa] estava prestes a iniciar”.
Este dossier ia desde temas como moda, a família real e a constituição, damas de companhia, chefes de departamento da instituição, entre muitos outros. “Cada secção sugeria um especialista que podia ajudar Meghan sobre cada tema específico”, diz o jornal diário. Porém, a duquesa só pediu duas reuniões com os especialistas sugeridos – uma com o antigo secretário privado da rainha Isabel II e outra com uma pessoa do mundo da moda.
As fontes do palácio de Buckingham que falaram com o The Times asseguraram, ainda, que o palácio nunca proibiu Meghan de convidar fosse quem fosse para o seu casamento. “Jamais demos conselhos ou recomendações sobre os familiares e amigos que devia ou não convidar para o casamento. Recordo-me claramente que Meghan disse que tinha uma sobrinha que, noutras circunstâncias, gostava de convidar, mas que não o ia fazer porque isso a ia colocar debaixo de um intenso escrutínio. E isto não foi algo que nos foi questionado. Nunca lhe diríamos para não convidar a sua sobrinha, não nos envolvemos na gestão desse tipo de relações pessoais”, garante o palácio.
Na verdade, de acordo com as mesmas fontes, o palácio sempre quis que Meghan tivesse um maior número de familiares no seu casamento, para que o momento fosse totalmente natural para ela.
O terceiro ponto que negam de forma veemente é que a entrevista que Harry e Meghan deram à BBC, aquando do seu noivado, foi toda orquestrada por terceiros. No documentário, Meghan chega a referir-se a este momento como sendo um reality show, mas o palácio de Buckingham nega tal afirmação. “Cada palavra dessa entrevista foi dita porque eles assim o quiseram. Meghan controlou cada detalhe sobre como se devia tornar público o seu noivado”.