Shakira foi traída pelo seu companheiro e pai dos seus dois filhos. 2022 marcou o fim da relação entre a cantora colombiana e Gerard Piqué, com quem estava há 12 anos. Embora a mágoa e a dor de como tudo aconteceu pareça óbvia, ainda há uma cultura que desculpabiliza e minimiza o comportamento do antigo futebolista.
Quando uma relação termina, há um luto que tem que ser feito. Há a assimilação do que aconteceu, do que correu mal, do que podia ter sido diferente. Há a concretização de que aquele projeto de vida chegou ao fim e isso implica lidar com os muitos sentimentos que daí advêm. E a maioria desses sentimentos não são bonitos. Doem e causam sofrimento. Ninguém dita o fim de uma relação de ânimo leve, mesmo quando se percebe que ela já não nos acrescenta.
Shakira decidiu fazer uma música onde, de forma catártica, põe a nu tudo o que aconteceu. Tem sido amplamente criticada, por homens e mulheres, que já fizeram da cantora motivo de chacota. Claro que, numa relação, há sempre dois lados, duas versões, duas formas de entender a mesma situação. Mas num mundo onde é cada vez mais normal apontar o dedo ao outro, criticar e desmoralizar sem tentar perceber a dor pela qual está a passar, parece-nos importante a reflexão que Ruth Manus, escritora e advogada, fez sobre este tema:
“Ah, a Shakira não precisava disso. Ah, tem que pensar nos filhos antes. Ah, não tem cabimento monetizar uma traição e um divórcio. Pois é, pensei em tudo isso. E minha conclusão é: amiga, se joga. Fala mesmo. Tem tanta mulher nesse seu coro. Tanta mulher que foi traída dentro da própria casa. Tanta mulher que deixou de dizer coisas em nome de uma relação decente com o ex. Tem tanto cuzão que sai impune de separações porque a gente é trabalhada na terapia e doutrinada pelos bons modos. Tem tanta história horrorosa que não é contada em voz alta. Tem tanto perdão tácito a homem que não merece. Tem tanto sapo que se engole em nome dos filhos. Tem tanta, tanta mulher em silêncio, tentando deixar pra trás um episódio, dois episódios, vinte episódios de quebra de confiança. Tem tanto esforço nosso pra pacificar as coisas pra não ser cafona, pra não se humilhar, pra não ser má mãe, pra não se sentir ridícula, pra não perder o cachorro, o enteado, a frigideira, a guarda do filho, o pagamento da pensão magra das crianças. A gente vai deixando de dizer tanta coisa, até que esses homens se convencem de que tudo bem, de que o que fizeram não foi assim tão grave. Então, Shakira, canta em voz alta, arrebenta nos streams. Você tá lavando a roupa suja de muita gente. Cabe muita mulher nesse seu pote de geleia”, escreveu, no seu Instagram.