A atriz, de 57 anos, revelou recentemente que foi só aos 54 é que percebeu que estava na perimenopausa e a forma como isso aconteceu foi muito estranha já que o seu ginecologista confundiu os sintomas que estava a sentir com um caso grave de herpes.
Este episódio surpreendente aconteceu quando Halle se apaixonou perdidamente pelo músico Van Hunt. Assim que o casal deu início à sua vida sexual, a atriz começou a sentir dores lancinantes após a penetração, “como se tivesse lâminas de barbear na vagina” contou num evento sobre saúde feminina organizado pela Casa Branca. A atriz nem hesitou, foi imediatamente ao médico que lhe fez um diagnóstico surpreendente: herpes.
Incrédula e chocada com a avaliação do ginecologista, Halle conversou com o namorado e ambos decidiram fazer o teste para despistar doenças sexualmente transmissíveis. E, para adensar o mistério, este veio negativo. Perante este resultado, a atriz começou a pesquisar e chegou à conclusão que aquilo que sentia era um dos sintomas mais comuns na perimenopausa: secura vaginal. Logo que começou o tratamento adequado, os sintomas foram atenuados.
A atriz contou que, durante anos, andou a enganar-se a si própria, convencendo-se que, como estava em forma, tinha a sua diabetes sob controlo e sentia-se bem, iria passar pela menopausa sem dar por ela. Enganou-se redondamente.
Uma dos factores que mais surpreendeu a atriz foi não só o seu ginecologista não a ter alertado para estes sintomas, como não ter identificado de imediato o sintoma que lhe descreveu. Dado que há muitos médicos não estarem despertos para a sintomatologia da menopausa, a atriz decidiu aproveitar a sua voz e notoriedade para ser um pouco a porta-voz desta fase da vida das mulheres que está tão envolta em tabus, mistério e preconceito.
A perimenopausa é uma fase de transição na vida da mulher, que antecede a menopausa e marca o início do fim da vida reprodutiva das mulheres. e durante a qual há uma série de sintomalogia como secura vaginal, afrontamentos, suores noturnos, insónias, diminuição da libido, mudanças de humor e muitos mais. A perimenopausa, por norma, tem início pelos 45 anos, mas depende muito de mulher para mulher, pode ser uns anos antes ou depois. Fale com a sua ginecologista para se preparar melhor para o que aí vem e pense: todas as mulheres do mundo vão passar por esta fase, pode ser mais complicada para umas que para outras, mas é natural, tem de ser normalizada, e sobretudo não significa que é menos mulher por isso… é ‘apenas’ uma alteração hormonal.
Sabe o que diz a personagem interpretada por Kristen Scott Thomas na divertida série Fleabag? Isto: “As mulheres nascem já com dor intrínseca. É o nosso destino físico: temos dores menstruais, seios doridos todos os meses, dores no parto… Carregamos esta dor ao longo das nossas vidas, os homens não. Eles têm de ir buscar isso fora, daí inventarem guerras para poderem sentir coisas. E o que acontece quando finalmente fazemos as pazes com todo este processo? A menopausa. A maldita menopausa. E é a coisa mais maravilhosa do mundo. Sim, o pavimento pélvico desintegra-se, ficas com um calor de m*** mas depois somos livres. É horrível, mas é magnífico.”