1. A cintura de Diana media 58 cm
A designer Elizabeth Emanuel recorda-se que a jovem noiva passou por uma transformação radical nas últimas semanas antes do casamento com Carlos, tendo perdido muito peso.
“A maioria das noivas perde peso,” partilhou com a PEOPLE. “Portanto não ficámos preocupados. Ela estava fantástica. Passou de uma cintura com entre 66 e 66 centímetros a uma cintura que media 58 cm,” continuou. “Entrou com mais confiança. De repente, resplandecia. Acho que se sentia muito bem com o seu aspeto.”
_____________________________________________________________________________________________
2. DIANA entornou perfume no vestido de noiva
Num excerto do livro ‘Diana: The Portrait’, Barbara Daly, a maquilhadora da princesa de Gales, revela que esta entornou a sua fragrância favorita na parte da frente do seu vestido apenas alguns segundos antes de subir ao altar da Catedral de St. Paul, em Londres.
Naquele momento, Diana tinha a intenção de pôr mais um pouco do perfume Houbigant Paris Quelques Fleurs, mas a tampa estava desenroscada e o líquido salpicou a criação David and Elizabeth Emanuel.
“Acabei de pôr o meu perfume e entornei-o na parte da frente do meu vestido. Eles vão matar-me!”, terá dito Lady Di, de acordo com Daly.
A princesa tentou desesperadamente limpar a peça, mas a fragrância deixou uma grande mancha. Portanto, a maquilhadora sugeriu que só havia uma solução: segurar o vestido naquela área, para que parecesse que estava levantá-lo para evitar tropeçar.
_____________________________________________________________________________________________
3. Diana disse às damas de honor para “darem o seu melhor”
Diana sabia que não seria fácil lidar com a cauda com mais de sete metros do seu vestido e mostrou empatia pelas suas damas de honor. India Hicks, afilhada de Carlos, partilhou com a ‘Harper’s Bazaar’ que ela e a sobrinha da princesa, Sarah Armstrong-Jones, estavam encarregues de guiá-la até ao altar e Lady Di terá dito às meninas “deem o vosso melhor”.
“Sabíamos o que isso significava: se puxássemos demasiado, esticando o material, a sua tiara e véu sairiam do lugar. Mas se não puxássemos o suficiente, perdia-se o efeito da cauda.”
_____________________________________________________________________________________________
4. A noiva tinha dois buquês
O florista David Longman contou ao ‘Express’ que depois de Isabel II ter perdido o seu buquê no dia em que casou com Philip, duque de Edimburgo, começou a tradição de as noivas terem dois arranjos idênticos, para evitar um desaire semelhante.
“Criámos dois buquês. O primeiro foi entregue no Palácio de Buckingham às oito da manhã. Tivemos uma escolta policial por toda a cidade até ao palácio,” revelou. “Depois regressámos e já tinham terminado o segundo buquê, portanto voltámos [ao palácio] novamente.”
_____________________________________________________________________________________________
5. Havia nervosismo no ar
Os nervos levaram a melhor na altura em Diana disse os seus votos. A princesa referiu-se acidentalmente ao noivo como “Philip Charles” em vez de “Charles Philip” – já agora, o nome completo do príncipe é Charles Philip Arthur George. _____________________________________________________________________________________________
6. O vestido de noiva tinha um amuleto secreto
Apesar de não ser visível para os fotógrafos, havia um amuleto de boa sorte escondido no vestido de Diana: uma joia em ouro de 18 quilates em forma de ferradura, incrustada com diamantes brancos.
“O vestido foi a realização da sua fantasia de princesa,” escreveu a biógrafa Tina Brown, citada pela ‘Vanity Fair’. “Ela foi insistente no pedido de mangas grandes e seda flutuante, de uma causa em tafetá com mais de sete metros, da cintura marcada e da renda antiga bordada com pérolas lantejoulas.”
_____________________________________________________________________________________________
7. Estava tudo a postos para a chuva
Caso chovesse, a designer do vestido de Diana criou uma sombrinha no mesmo material do vestido, também ela com pérolas e lantejoulas bordadas à mão. Contudo, o céu estava limpo no grande dia.
“Foi provavelmente pelo melhor. Era feito de um material tão leve que certamente não era à prova de água,” disse Elizabeth Emanuel ao ‘Daily Mail’.
_____________________________________________________________________________________________
8. Camilla estava entre os convidados
Apesar do historial entre Carlos e Camilla Parker Bowles, a agora duquesa da Cornualha constava na lista de convidados para o casamento.
De acordo com a biografia ‘Prince Charles: The Passions and Paradoxes of an Improbable Life’, o príncipe sentiu-se pressionado a casar com Diana e ainda estava indeciso em relação ao seu amor por Camilla — até terá chorado por causa do assunto na véspera da cerimónia.