O sorriso que exibe hoje, aos 38 anos, nem sempre a acompanhou nos últimos anos. Bem pelo contrário. Jessica Athayde viveu fases bastantes sombrias e precisou de ajuda médica para superar esses estados de depressão e tristeza.O testemunho de Jessica Athayde sobre a sua saúde mental
Para assinalar o “Mês da Saúde Mental – celebrou-se ontem, 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental -, a atriz, que está noiva do ator Diogo Amnaral e pai do se filho, Oliver, de cinco anos, partilhou – uma vez mais – a sua experiência e como aprendeu a viver com os momentos de maior fragilidade emocional:
“A primeira vez que ganhei coragem para falar sobre o que chamo ‘a minha condição para o resto da minha vida’ foi em 2015, no projecto ‘Capazes’ durante uma entrevista com a Rita ferro Rodrigues onde me senti segura. Era a altura certa para partilhar que tinha anorexia nervosa. Desde então falo abertamente (sem tabus ou romantismos) sobre a anorexia nervosa, sobre ansiedade, sobre depressão durante a gravidez e ainda a do pós – parto, falo da minha luta comigo mesma diariamente para estar focada calma e saudável”, começa por revelar.
De seguida, a atriz salienta a importância da ajuda médica e o perigo dos médicos ou terapeutas da Internet:
“Neste mês dedicado à saúde mental só queria fazer um gentle reminder para ouvirem o vosso corpo, respeitarem a vossa mente e pedirem sempre ajuda profissional: médicos, terapeutas formados e não a gurus de internet que vos podem guiar por um caminho perigoso. Não tenham problemas em tomar medicação se o vosso médico prescrever e nao tenham problemas em procurar segundas opiniões para estarem seguros que estão no caminho certo. Não se isolem em sofrimento, a vida é muito rápida e não estamos por cá para andarmos infelizes. Um grande abraço apertado se precisares ( eu sei que já precisei de muitos).”, concluiu.
Com a sua atividade nas redes sociais, onde partilha muitos conteúdos de humor, Jessica Athayde tem sido um bom exemplo de como usar o poder de ser uma figura pública e desmistificar através dos seus testemunhos problemas que, apesar de maior abordagem pública, continuam a ser muitas vezes vividas em segredo e isolamento.