Estão a ver aquelas imagens de crianças africanas emaciadas e enxameadas de moscas? Sempre me irritaram. Não é que sejam falsas, mas não são as únicas que o continente tem para dar.
(Ah, e nem sequer vou entrar em grandes detalhes sobre aquelas fotografias de influencers que exalam complexo de branco salvador, para não sofrer uma síncope enquanto escrevo…)
A verdade é que uma esmagadora maioria das pessoas não associa África a beleza, diversidade cultural, luxo e avanços tecnológicos. E de quem é a culpa? Dos meios de comunicação ocidentais? Da incapacidade dos média locais de retratarem a realidade de cada um dos 54 países africanos? Dos líderes políticos? Penso que todos acabam por contribuir e cabe-lhes a responsabilidade de fazer mais e melhor – tal como a nós – no combate a certos estereótipos negativos.
Na era da internet, qualquer pessoa tem o poder de fazer a diferença nesta narrativa com uma simples publicação nas redes sociais. E é aqui que entra a NWE Worldwide. Esta página de Instagram mostra imagens positivas do segundo maior continente do mundo, que também é o segundo mais populoso, com 1,3 mil milhões de habitantes. Culturalmente diverso, com riquezas naturais e grandes cidades, rende registos de pessoas bonitas e saudáveis, expressões culturais típicas, resorts de luxo e estilos de vida privilegiados. Porque tudo isto também existe.
Dito isto, o desabafo de hoje será mais curto. Uma imagem vale mais do que mil palavras e tenho muitas na galeria para partilhar.