Frases bem conhecidas de todos nós – tais como: “Sê tu mesma”; ”Fá-lo por ti mesma”; “Acredita em ti” – reforçam a importância de acreditarmos nos nossos talentos e potencial para alcançar a nossa melhor versão. A importância de sermos únicos, autênticos, originais, sem medo de mostrar as nossas vunerabilidades, tirando a máscara da “perfeição”, que a nenhum de nós assenta bem, assume uma importância cada vez maior.
Conhecermo-nos e sabermos em que somos bons, não impede, contudo, que tenhamos várias fontes de inspiração, em especial, pessoas que são referências e que admiramos e queremos seguir pelo seu fantástico percurso. Podemos sim, transformar o percurso dos outros a nosso favor.
Na realidade, algumas pessoas já abriram caminhos, foram pioneiras, e são verdadeiras fontes de inspiração e exemplos de persistência e sucesso. É preciso mencionar que todos temos lugar, e que inspirarmos nos noutras pessoas que possam alancar o nosso percurso rumo à meta que desejamos, pode ter um efeito extremamente positivo.
Decidir acreditar em alguém que represente um conjunto de valores e crenças positivas, bem sucedido, e que nos impulsione têm efeitos benéficos, desde que conjugado com um elevado sentido de bom senso (a fim de não perdermos a autenticidade e nos tornarmos uma mera “réplica”).
Na Programação Neurolinguística (PNL) esta técnica têm o nome de Modelagem: ela permite absorver as características, as atitudes e os comportamentos de alguém que nos inspira, quer seja pelos feitos que realizou, pelos objetivos que alcançou ou pelas estratégias que usou para os alcançar.
A Modelagem visa entender o padrão mental dessa pessoa e perceber as estratégias que a ajudaram a ter sucesso, para que possamos replicar alguns desses padrões e comportamentos na nossa vida, de forma, a nos ajudar a alcançar com maior rapidez a nossa meta, e tornarmo-nos a melhor versão de nós próprios. Para usar esta técnica, deixamos algumas dicas:
– Pense em alguém que tenha sucesso e que admire (essa pessoa será o seu exemplo para a Modelagem);
– Depois, faça uma análise mais detalhada sobre essa pessoa. Tente entender como é que ela conseguiu atingir o sucesso, analise as estratégias que utilizou, as suas atitudes e comportamentos, as suas crenças e valores e identifique a sua missão de vida;
– Por fim, imagine que adapta todos esses pontos fortes a si próprio e à sua vida. Vai utilizar as bases do padrão mental dessa pessoa para construir o seu sucesso, mantendo a tua individualidade (aquilo que são os seus valores e as características que o definem, aquilo em que sabe que é bom e que pode acrescentar valor).
A importância de decidir acreditar em algo que admire e que seja um exemplo de sucesso para si, relaciona-se com o facto, de que aquilo que acreditamos modela as nossas ações e, logo, os nossos resultados. Aquilo que decidimos acreditar condiciona a nossa perspetiva sobre as coisas.
Todos os caminhos e ajudas para alcançar o que queremos ser, sonhos, metas e objectivos, são válidos, desde que, não nos percamos de quem somos, e não nos transformemos num desconhecido para nós próprios, mais focados em parecer nos com alguém, do que a sermos (autenticamente) nós.
A modelagem é mais uma técnica para o auxiliar nesse caminho. Pensa nisto: “Se um homem, um ser humano da mesma espécie que eu, tem êxito a atingir os seus objetivos, então eu possuo em mim os recursos para aprender a fazer o mesmo.”, John Grinder.
Eis a técnica que a ajudará a alcançar os seus objetivos
Um método simples e bastante útil.
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites