Todos os custos contam, e os da Banca não são exceção. Por isso mesmo, é necessário estar por dentro de alguns custos cobrados que podem fazer a diferença na hora da tomada de decisão. Como? Ao tomar consciência da existência dessas despesas ‘camufladas’ e perceber como pode melhorá-las ou até mesmo evitá-las.
Para ajudar no processo, aqui ficam alguns desses custos desconhecidos:
Substituição do cartão
Muitas vezes existe a necessidade de substituir o cartão porque, por exemplo, ficou com a banda magnética deteriorada, ou simplesmente deixou de funcionar. Ora, então, a primeira coisa a fazer é falar com o seu banco e avaliar qual dos custos é mais barato: cancelar pedir um novo ou substituí-lo. Isto porque, normalmente, cada uma destas opções tem um custo diferente.
Nos casos em que o cartão fica retido no multibanco, dependendo dos bancos, até pode receber um novo gratuitamente em casa. Também pode ter um cartão provisório, caso seja mais barato. Informe-se para ver qual é a melhor solução.
Extrato bancário
São muitos os bancos que cobram um custo (que pode ser considerável) pela emissão de uma segunda via do extrato bancário, por isso tenha muita atenção e opte, por exemplo, por pedir um acesso ao homebanking e consultar a sua conta dessa forma. Assim, terá acesso aos PDFs dos seus extratos gratuitamente.
Alteração de titularidade de conta
Se pretende alterar a titularidade, pense bem. Na grande maioria das vezes , isso implica um custo… e não se livra de ter de pagar um valor significativo por acrescentar ou retirar titulares de uma conta. Analise bem se faz sentido e se não poderá cancelar essa conta a e abrir uma nova, ou até mesmo negociar com o banco nesse sentido. Mudar de banco também é sempre uma alternativa.
Contagem de moedas
Se pretende deixar as moedas do mealheiro do seu filho no banco, para que façam a contagem e depois depositem esse valor na sua conta à ordem, tenha em atenção que é bem possível ter que pagar por esse serviço. Normalmente, existe um custo quando são mais de 100 unidades. Faça bem as contas.
Custos de transferência
Sempre que pretender fazer uma transferência, opte sempre por fazê-la por multibanco. Até um determinado valor, não tem despesas e ele pode fazer fracionado, de forma a chegar mais facilmente ao total pretendido, caso não consiga todo de uma vez. Se fizer uma transferência ao balcão do seu banco, terá sempre despesas.