Dezembro é um mês de alegria, união familiar, amor e pensamentos positivos, com muita felicidade à mistura. Porém, também é marcado pelos muitos gastos, próprios da época festiva.
Que bom que é o Natal! Este ano, um pouco mais próximo de quem mais gostamos — sem descurar a questão da segurança. No sentido de tornar a quadra natalícia ainda mais feliz, saudável e poupada, partilho cinco dicas que fazem a diferença:
Pequeno-almoço de Natal
A primeira refeição deste dia pode e deve ser feita em casa, com alguns ingredientes saudáveis que poderá colocar na sua mesa, como é o caso das nozes. Pode ainda apostar numa decoração alusiva ao Natal, com, por exemplo, pinhas, um azevinho e um centro de mesa já preparado, que também servirá para a ceia. Sempre que for possível, tome o pequeno-almoço em casa. Manter este hábito ajuda a poupar não só na quadra natalícia, mas também ao longo do ano.
A sopa obrigatória no menu
A sopa é sempre uma parte muito saudável, deliciosa e nutritiva da refeição, principalmente para as crianças. E saiba que pode torná-la ainda mais especial. Como? Ao acrescentar ervilhas ou grão, que saciam mais rápido e têm muitas vitaminas e fibras, ajudando a evitar exageros alimentares numa noite em que as pessoas tendem a ter mais olhos que barriga.
As entradas
Aqui, para ser mais saudável, pode sempre aproveitar para colocar um pão integral (ou outro de qualidade, menos calórico e sem aditivos) na mesa. Este também é um bom truque para evitar cair na armadilha dos alimentos ricos em sal, como é o caso das batatas fritas de pacote e dos salgados.
Salada de fruta para sobremesa
Nada como ter uma ceia de Natal com uma sobremesa saudável e muita cor à mistura. Aproveite e faça da salada de frutas um belo centro de mesa, quando apresentar a sobremesa, com uma romã decorativa, para que esta exale o espírito da época festiva. Desta forma, é menos provável que ceda aos doces que possam estar na mesa.
Acompanhamento
Uma das opções de acompanhamento do menu principal pode ser uma salada de alface, com tomate, cebola, cenoura, pepino, etc. Pode acrescentar alimentos do bem para dar mais sabor e cor a um dia tão especial como este.
E porque até no Natal é possível comer de forma saudável e ainda poupar tempo e dinheiro, não deixe de aproveitar ao máximo o tempo com a família, com quem mais gosta, com toda a segurança e bem-estar, e aproveite ingredientes-chave para dar um toque especial e saudável à sua ceia.
Feliz Natal!