Tem estado empenhada em seguir uma alimentação saudável, mas, num belo dia, não resiste à tentação e come uma tablete de chocolate inteira. O seu primeiro pensamento após ceder? “Pronto. Já estraguei a dieta”.
Se se identifica com este cenário, saiba que ele é bastante comum e, acima de tudo, revela a forma distorcida como lidamos com o conceito nos tempos que correm.
A palavra “dieta”, do grego díaita, significa “modo de vida”. Já o Dicionário de Inglês de Oxford diz que o termo faz referência aos “tipos de comida que uma pessoa, animal ou comunidade come habitualmente”. Significações muito diferentes daquela que a expressão tem para a maioria das pessoas, sendo reduzida à noção de privação diária para perder peso.
Na sua forma original, a dieta é tudo aquilo que comemos. Um regime alimentar, por sua vez, é um tipo de dieta destinado curar ou gerir os sintomas de determinadas patologias, como a diabetes, hipertensão, desnutrição e obesidade, entre outras. Por fim, mas não menos importante, temos a reeducação alimentar, cujo objetivo é proporcionar qualidade de vida através da mudança de hábitos, conforme as necessidades de cada um.
Aprender as diferenças entre estes termos pode fazer com que mude a sua mentalidade de rígida para flexível e, claro, permitir-se comer um chocolate quando lhe apetecer sem sentir culpa por estar a “fazer dieta”.