Não poderíamos terminar o ano sem identificar as tendências fortes no mercado de trabalho para 2023, de forma, a ajudar todos aqueles cujo o objetivo para o próximo ano é mudar de carreira ou dar um salto a nível profissional.
A adaptabilidade continua a ser uma skill forte e que deve estar presente no perfil dos profissionais em 2023. As mudanças no mundo, na gestão e as necessidades económicas alteram-se de dia para dia, e estar aberto à mudança é fundamental para sobreviver no mercado de trabalho.
Sem dúvida que uma das fortes tendências de carreira para 2023 e para os anos futuros, irá relacionar-se com a multipotencialidade e os profissionais T: este novo modelo de carreira têm como preferência profissionais tendencialmente generalistas, ainda que com algumas áreas de especialização, mas que apresentem múltiplas valias a nível de conhecimento, que lhes permita adaptar-se e ser mobilizados para desafios diversos, em áreas distintas, com grande capacidade de adaptação e boa performance a nível de resultados.
Outra tendência marcante para 2023, fruto dos avanços tenológicos e novos modelos de trabalho desde a pandemia, será o uso da Inteligência Artificial de forma mais recorrente nos processos de recrutamento. Esta tendência irá traduzir se no uso de softwares para identificar talentos, localizá-los e verificar a sua compatibilidade a nível de perfil e dos requisitos da vaga.
Não podemos deixar de apontar como tendência o “lifelong learning” – “aprender ao longo da vida” como tendência de carreira, no atual paradigma mundial, a necessidade de aprender, atualizar-se e desenvolver competências em áreas diferentes, o que suporta o conceito atrás referido de multipotencialidade, que permita alavancar a carreira e desenvolver competências transversais para piscar o olho a novos desafios e oportunidade.
O bem estar no trabalho e na carreira dominam as tendências de carreira e de gestão na área de capital humano em 2023. Mais do que nunca, o bem estar que irá traduzir-se em fator de retenção e atração dentro das empresas, e os candidatos e potenciais colaboradores irão analisar as regalias e clima organizacional em rigor antes de aceitar qualquer desafio.
A saúde mental, a satisfação, a auto realização serão componentes mais do nunca consideradas como diferencial nas transições de carreira e na aceitação de novos desafios pelos profissionais de referência no setor.
Uma tendência de carreira em 2023 que irá permanecer e que irá marcar radicalmente a vida dos profissionais e a forma como desenham a sua carreira, irá relacionar-se com a autonomia e a autogestão.
A autonomia para gerir tarefas, ferramentas, meios de trabalho, horárias aliada à (quase) completa autogestão de tempo e flexibilidade horária, com a responsabilidade máxima de entregar resultados. Para isso, os profissionais necessitam de ganhar foco nas suas prioridades.
Assim para 2023, a gestão de carreira vai fazer-se com as palavras chave de auto realização, autonomia, adaptabilidade, lado a lado com os temas de saúde mental. E desse lado, já tem todas as ferramentas necessárias para alcançar os seus sonhos profissionais e pessoais em 2023.
Boas Festas!
Lúcia Palma
Coach ICC n.º4551