É durante o verão que costumamos aproveitar para fazer as maiores viagens, ficando algum tempo longe do conforto da nossa casa. E quer seja de mala na mão ou apenas com uma mochila às costas, fazer a lista de coisas a levar parece sempre um desafio. Contudo, seja para uma cidade vizinha ou para o outro lado do mundo, há algo que não deve faltar em nenhuma viagem: o cuidado com a saúde oral.
Independentemente do destino, durante as férias qualquer mala deve levar sempre uma escova, uma pasta de dentes com flúor e fio dentário.Assegurar que todos estes essenciais fazem parte do dia-a-dia longe de casa é extremamente importante para que se mantenham os bons hábitos de higiene – ou seja, escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e utilizar o fio dentário diariamente, principalmente na escovagem da noite –, evitando assim que surjam complicações orais quando estamos longe do nosso médico dentista ou higienista oral.
Muitas viagens exigem muitas horas longe do local onde estamos hospedados. Caso isso aconteça, é essencial que a mochila leve ainda uma pequena pasta fluoretada e escova de viagem para ir removendo a placa bacteriana e manter o hálito fresco. Pontualmente, se não for possível escovar os dentes após as refeições, podemos recorrer a uma pastilha sem açúcar, uma vez que ajuda a neutralizar os ácidos e aumentar a produção de saliva, contribuindo para eliminar parte dos resíduos acumulados. Ao preparar a mala, devemos ainda ter o cuidado de proteger a escova com uma capa protetora, para evitar a contaminação da mesma.
Nas viagens de verão é também muito comum que as temperaturas aumentem, com longos períodos de exposição ao sol. Por isso, devemos evitar o consumo de bebidas açucaradas e dar preferência à água, bem como fazer escolhas para uma alimentação equilibrada, evitando os doces. Nos locais de destino, é muito importante verificar se a água da torneira é potável, evitando beber ou escovar os dentes caso esta não seja segura para ingerir. Se esse for o caso, deve optar-se por água engarrafada de modo a não colocar em risco a saúde.
Embora as viagens para um novo destino – e principalmente as que envolvam longas caminhadas
pelas cidades – possam parecer sinónimo de pouco descanso e muita descoberta, repor as energias é a chave para umas férias aproveitadas da melhor maneira possível. Na verdade, ter momentos para dar descanso ao corpo permite fortalecer o sistema imunitário e manter a saúde oral, proporcionando uma viagem livre de complicações e desconforto.
Adotar todos estes comportamentos, aliados a uma alimentação equilibrada, é a melhor maneira de garantir que a saúde oral ande sobre rodas durante o período em que estamos fora de casa.
Não devemos esquecer que é ainda fundamental ir sempre acompanhando possíveis sinais de alerta,
não descurando o tão importante cuidado com a saúde oral.
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.
O que não pode faltar no seu necéssaire: