O Natal é sinónimo de comemoração, de troca de presentes e de saborear a comida com a melhor companhia: a família e os amigos. Nesta época queremos desfrutar de alguns dos nossos pratos favoritos e das iguarias e doces típicos da época. A grande questão que se coloca é: como podemos fazer tudo isto de forma saudável e sustentável? Saiba que existem estratégias que pode adotar para ter uma melhor alimentação durante esta quadra, cuidando de si e do planeta!
Planeie antecipadamente a ceia
Defina a ementa e faça uma lista com todos os ingredientes que necessita para as festividades, tendo em conta o número de pessoas que estarão presentes. Evite prolongar a ementa de Natal para os dias seguintes e poupe no desperdício.
Se, ainda assim, sobrar comida, pode sempre congelar, reaproveitar para a confeção de outros pratos (ex.: roupa velha, bolinhos de bacalhau), distribuir pelos convidados ou até entregar numa instituição que ajude quem mais precisa.
Opte por ingredientes locais, frescos e da época.
Estes têm um custo económico e ambiental tendencialmente inferior. Ao privilegiar o tradicional bacalhau cozido acompanhado com batatas e legumes, não só está a manter a tradição da consoada, como evita outros pratos alternativos e mais calóricos (ex.: bacalhau com natas ou bacalhau espiritual).
Poupe energia e recursos
Durante a confeção dos pratos mantenha a panela tapada e desligue o fogão/forno alguns minutos antes do final da cozedura. Pode também reaproveitar a água de cozedura, os talos, as folhas, as cascas e as sementes para outras preparações como: sopas, caldos, coberturas crocantes, e até sobremesas.
Opte por materiais não descartáveis nas refeições (exemplo: pratos, copos, naperons para bolos, palhinhas) e utilize guardanapos de pano.
Cuide da qualidade nutricional aos seus pratos
Algumas substituições de ingredientes ou métodos de confeção podem tornar os seus pratos menos calóricos e mais saudáveis.
Eis alguns exemplos:
• Natas <> iogurte natural ou queijo quark com 0% matéria gorda;
• Óleo ou manteiga <> azeite;
• Açúcar <> stevia;
• Frutas cristalizadas <> frutos oleaginosos (nozes, amêndoas, avelãs);
• Fritos <> assados e com pouca gordura.
Modere doces e bebidas alcoólicas
Nesta altura, é frequente o consumo de bebidas alcoólicas. Contudo, o álcool constitui uma fonte de energia extra. As bebidas destiladas (gin, vodka, whisky) são as que contém um maior teor alcoólico, logo apresentam valores energéticos superiores. Não se perca e disfrute da bebida com moderação.Nos doces, opte por ter poucas sobremesas na mesa. Na altura de comer escolha apenas as suas preferidas.
Coloque o exercício na sua ementa da Natal.
Após o almoço de Natal, convide os seus familiares a fazerem caminhada juntos.
Assim, pode disfrutar do convívio em família enquanto pratica exercício físico.
Neste Natal, cuide da sua saúde e da saúde do planeta!