Durante vários séculos, quando os bebés nasciam com estas manchas, acreditava-se que a culpa era das mães. A crença popular era que os desejos maternos poderiam imprimir uma marca nos filhos, caso ingerissem morangos, framboesas, salmão ou vinho do Porto.
O que são
"Os angiomas são alterações congénitas que aparecem nos vasos sanguíneos (veias, arterias capilares)", explica o pediatra Armando Fernandes. Afectam sobretudo os bebes prematuros, de baixo peso ou gemeos, e tem maior incidencia no sexo feminino. Existem na realidade dois tipos distintos: os angiomas planos e os hemangiomas. Os primeiros consistem em "capilares sanguineos dilatados e congestionados e costumam aparecer na nuca (bicada da cegonha), na zona de entre as sobrancelhas (mancha salmao), no dorso do nariz e na parte superior do labio. A maioria deles nao tem nenhuma gravidade, podendo desaparecer ao longo dos anos", revela o pediatra.
Os hemangiomas sao tumores benignos que se formam nos vasos sanguineos e que crescem mais do que o normal, mas que nao invadem os orgaos adjacentes. Ha ainda que discriminar tres tipos:
.
Hemangioma capilar da infancia, ou ‘angioma em morango’: é uma zona volumosa de cor vermelha, cujo diametro varia entre um e 10cm e localiza-se predominantemente na cabeca e pescoco (60% dos casos) e no tronco (25%). Esta presente desde o nascimento (ou alguns dias depois), evolui durante tres a 12 meses e comeca a desaparecer apos um ano de idade. Entre os cinco e sete anos, 75 a 95% das lesoes ja regrediram por completo.
. Cavernoso: sao maiores e profundos e nao desaparecem espontaneamente.
.
Plano, ou mancha de vinho do Porto. Sao alterações na cor da pele (frequentemente encontradas na nuca e palpebras dos bebés) e inofensivas. Por serem permanentes, podem levar a problemas psicológicos se forem bastante extensas.
Existe tratamento?
A melhor atitude é ter paciência porque a maioria desaparece com o tempo. No entanto, pode recorrer a "tratamentos agressivos em situações específicas quando atingem uma estrutura vital, crescimento rápido e desfigurante, obstrução de um orifício ou hemorragia. Nestas circunstâncias, as lesões pequenas podem ser tratadas por criocirurgia; o uso de corticosteróides orais pode iniciar a involução das lesões extensas ou que provocam desconforto; e a cirurgia laser tem sido utilizada com sucesso no controlo de lesões grandes", indica Armando Fernandes, e acrescenta: "quando são extensas, se bem que com o tempo a coloração desapareça, é possível que a bolsinha permaneça. Aí, recorre-se à cirurgia plástica".
ATENÇÃO!
Os pais precisam de estar atentos, pois os hemangiomas podem ulcerar, tornar-se extremamente dolorosos e infectar.
. Se aparecer sangue (ou crostas), consulte o pediatra, para que indique um tratamento com antibiotico.
. Quando estas ‘manchas’ se apresentam na zona da fralda, e necessario utilizar um bom creme isolante, para preserva-los da humidade e da maceracao.
Emoções
|O meu filho tem um angioma
Depois de nove meses de expectativa, nasce o seu bebé. Lindo, gordinho e... com uma manchinha avermelhada no corpo. Não entre em pânico, geralmente são inestéticas mas inofensivas.
Mais Notícias
Parceria TIN/Público
A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites