A frase "POS, BRB." faz sentido para si? Nós traduzimos. Basicamente significa algo como ‘A minha mãe está aqui vou interromper a conversa por uns instantes’. Da mesma forma, "A/S/L" abrevia "Age/Sex/Location" que significa "Qual é a tua idade, sexo, e onde moras?".
Estes são apenas alguns exemplos de abreviaturas usadas em chats de conversação na Internet por crianças e adolescentes (e também adultos) e que podem dificultar o controlo dos pais. Conhecer a linguagem que os seus filhos usam é determinante, sobretudo tendo em conta que um estudo do FBI veio revelar que uma em cada quatro crianças tem grande probabilidade de vir a ser molestada pela Internet.
Nunca é demais lembrar algumas dicas que deve ter em conta no caso de desconfiar de algum abuso deste tipo:
– Denuncie: em Portugal, o crime informático deve ser reportado à Policia Judiciária, Direcção Central de Investigação da Corrupção e Criminalidade Económica e Financeira ( dciccef@pj.pt);
– Dedique algum tempo a perceber o que está em causa nesta questão da segurança: leia as "dicas" da Policia Judiciária "Os jovens e a Internet: alerta para pais e educadores" ( http://www.policiajudiciaria.pt/htm/noticias/alerta_internet.htm)
– Motive o conhecimento destas questões nos jovens: consulte os Conselhos Úteis à Criança ( http://www.pj.pt/htm/conselhos/criancas.htm).
– Junto pequenos e graúdos à mesa e assinem um "Contrato de Família Segura": não tem vínculo legal, mas se o emoldurar com as devidas honras, depois de rever as suas cláusulas e de ser assinado por todos, terá valido a pena e será divertido. Pode fazer o download do texto da sugestão deste "contrato" em http://www.ifp.com.pt/