15 anos: Preparados para deixar o ninho
A idade em que se faz tudo ao contrário daquilo que os outros querem que se faça. Você quer que eles vão consigo para Espanha? Não, eles preferem ir para o Algarve. Acima de tudo, esta é a idade da independência: em vez de insistir para que vão todos juntos para a Serra da Estrela como de costume, talvez seja melhor ajudá-los a organizar uma viagem em condições. O Inter rail ainda continua a ser um programa muito do agrado dos jovens com menos de 26 anos. É uma boa maneira de viajar de comboio e conhecer outros países a preços reduzidos.
Podem ainda fazer algum trabalho de voluntariado (informe-se em http://www.voluntariadojovem.pt/ ) oumesmo, se já tiverem 16 anos, algum trabalho mais leve: isto ajuda-os a ter mais noção do dinheiro, a poder comprar aquelas calças novas sem andar sempre amassacrar-lhe o juízo, a conhecer-se melhor e a ter mais confiança nele.
No caso de arranjar algum emprego, é conveniente lá ir com ele da primeira vez, mesmo que ele proteste muito. Mostra aos empregadores que os pais estão atentos. Mas converse com ele primeiro e não agarre a primeira coisa que aparecer: ele tem se saber até onde está disposto a comprometer asférias. Quer ter os sábados livres? E as tardes? Sabe que não pode faltar?
PARA SABER QUAIS AS FÉRIAS CERTAS PARA OUTRAS IDADES, CLIQUE AQUI