Os pesadelos estão ligados ao medo, e aparecem na idade em que começamos a percebê-lo. “O medo, que começa a revelar-se a partir dos 12-18 meses, representa uma expressão da interiorização da nossa fragilidade enquanto humanos”, explica o pediatra Mário Cordeiro, no livro ‘Dormir Tranquilo’. “A partir do ano e meio, uma criança começa a ter uma ideia muito nítida do seu posicionamento no Mundo: gosta de o conhecer, mas sente-o na sua agressividade e limitações. E ela, criança, sente-se cada vez mais pequenina, vulnerável e impotente. Estão criados os mecanismos do medo.”
Como ainda não sabe dar nome aos seus medos (por isso é que os pesadelos diminuem quando eles aprendem a falar bem), eles surgem com vários rostos: os monstros, os lobos, e depois situações de perigo. Temos vários tipos de medo, desde aqueles que herdámos dos antepassados – quase toda a gente tem medo de cobras, e no entanto quase ninguém viu uma ao vivo…, medos que adquirimos por experiências desagradáveis (quem apanhou um susto com um cão – que para uma criança pode ser enorme – pode ficar com medo de cães), até medos do imprevisto: sabia que os insetos, por exemplo, se enquadram neste medo? Logicamente seria ridículo termos medo de uma minúscula aranha, mas temos medo do imprevisto que ela simboliza, porque nunca sabemos por onde se vai enfiar…
A juntar aos muitos medos vem o escuro da noite, onde as crianças se sentem abandonadas e frágeis. Além disto, por volta dos 3 anos o cérebro começa a amadurecer, a imaginação desenvolve-se, e enquanto não a controlam muita coisa pode acontecer…
Os pesadelos mais comuns:
Monstros
Estão no top precisamente porque simbolizam qualquer medo. Reconhecíveis ou não, monstros de todos os calibres são presença constante nos sonhos infantis.
O que significa: Não significa necessariamente que está a ser atacado por alguém na vida real, mas pode indicar uma situação de stresse. Tente perceber o que anda a enervá-lo.
Precipícios
A sensação de cair é muito comum nas crianças, tal como nos adultos.
O que significa: Em alguns casos pode ter a ver com doenças do ouvido, mas geralmente significa que ela tem medo de ‘perder o pé’ à sua vida. Sente-se com ela e tente perceber de que é que ela tem medo. De ficar sem os pais? De se perder?
Insetos
Ou outros bichos, que aparecem muitas vezes mais nos sonhos do que na realidade…
O que significa: Refletem a sensação de desorientação e descontrolo. Aparecem muitas vezes em situações fora da rotina, como um divórcio dos pais, uma mudança de casa ou a chegada de um irmão.
Uma transformação
Uma criatura que na vida ‘real’ é bondosa, no sonho transforma-se numa ameaça terrível: pode ser um cão, um amigo ou até mesmo o pai ou a mãe…
O que significa: Que ele não se sente seguro na forma como vê o mundo: como explicar que as pessoas pareçam boazinhas num segundo e no outro nos ralhem? A pobre mãe pode estar inocente, o sonho reflete apenas esta desorientação geral.
Bruxas
Muitas vezes não são nada mais terrível do que uma transposição dos desenhos animados e histórias que eles veem e ouvem.
O que significa: Que são suficientemente espertos para perceberem que alguém com um ar tão ameaçador não pode ter boas intenções…
Animais malvados
Um cão que os ataca, um lobo que corre atrás deles, um dinossauro…
O que significa: É mais um daqueles sonhos que herdámos dos nossos antepassados da pré-história, quando os lobos estavam mesmo do outro lado da caverna…
Ficar sem os pais
Ser raptado, abandonado ou mesmo esquecido…
O que significa: Que a criança se sente insegura. Enfrente o medo e explique-lhe que, no caso improvável de acontecer alguma coisa aos pais, ela terá sempre com quem ficar.