Para evitar a invasão inimiga, vai ter de perder a vergonha de se comportar como uma investigadora do CSI na fronteira da desordem obsessiva-compulsiva com as limpezas. Não é um preço alto a pagar para manter bactérias e vírus à distância.
Cotovelo sempre à mão
Desde que apareceu a gripe A que se institucionalizou esta forma inovadora de espirrar, pondo fim à tradição de meter a mão à frente da boca. Agora é o cotovelo que deve cobrir a boca, para evitar que os germes se alojem na palma das mãos e daí voem para outras partes do corpo e do mundo.
Brinquedos limpos
De que adianta lavar as mãos e ter o chão bem limpo se os brinquedos estão cobertos de saliva e ranho e micróbios? Por vezes ficam esquecidos nas limpezas, mas é importante limpá-los e lavá-los regularmente e ainda mais se a criança estiver doente.
Objetos estratégicos
Comandos de televisão, consolas, telefones e intercomunicadores são locais propícios à acumulação de germes. Se alguém estiver doente, tenha o cuidado de os limpar todos os dias, para evitar o contágio.
Quarentena na sala
Não é preciso ficar de quarentena propriamente dita, mas convém ter especial cuidado no uso de divisões comuns pela criança ou familiar doente. Se se deitar no sofá, deve ter uma almofada e um cobertor só para ela, que depois deve ser lavado na máquina num programa com água quente.
Sem partilhas
Os copos, pratos e talheres da pessoa doente não devem ser partilhados com mais ninguém.
Operação maçaneta
Dê especial atenção à limpeza e desinfeção das maçanetas das portas (armários da cozinha e roupeiros incluídos), torneiras e manípulos do frigorífico e micro-ondas.
Confira a humidade
Ambientes muito secos ajudam à propagação dos vírus pelo ar. O ideal é manter a humidade entre os 40 e os 60 por cento. Se for necessário, recorra a um humidificador no quarto, já que também vai ajudar a libertar as secreções nasais.
Imunes!
Manter o sistema imunitário da família bem ativo é o melhor a fazer para prevenir o ataque da gripe. Vale a pena fazer um reforço vitamínico nesta altura do ano e apostar na vitamina C. As crianças devem manter as horas de sono em dia. Lembre-se: até aos seis anos precisam de 11 a 13h de sono por dia, e depois, de 10 a 11h.
E no WC…
No que toca a germes, o sabonete líquido é preferível ao sólido porque é mais higiénico. Ensine o seu filho a lavar bem as mãos, esfregando a palma, costas e entre os dedos. Cada membro da família deve ter uma toalha de mãos para si – use cores diferentes para cada um. Em casas de banho públicas ensine as crianças a usar um toalhete de papel para abrir a porta, pois as maçanetas são autênticos viveiros de bactérias. As escovas de dentes devem estar protegidas por tampas próprias, para não entrarem em contacto umas com as outras.