É preciso algum cuidado para não esquecer o outro irmão, ou irmãos, com a chegada de um bebé exigente. Por isso é melhor planear com antecedência.
– Lembre-se: a única maneira de não haver rivalidade entre irmãos é… ser filho único. A rivalidade existe sempre que se compete pela mesma coisa, neste caso os pais. Mas é possível atenuá-la desde o início.
– Não espere que o bebé nasça para o mudar de quarto, despejá-lo do carrinho, deixar de lhe dar de mamar ou tirar-lhe outros privilégios semelhantes, senão ele vai associar o bebé a todas as mudanças más na sua vida.
– Em vez de o despejar na avó sem mais aquelas no caminho para a maternidade, explique-lhe com antecedência o que é que vai acontecer. Peça-lhe ajuda para decorar o quarto do bebé, e depois de ele nascer peça-lhe ajuda para tratar do bebé.
– Antes de o bebé nascer, compre um bom presente e leve-o consigo para a maternidade, para ‘o bebé’ oferecer ao seu irmão mais velho no dia em que nascer.
– Se o ‘mais velho’ é ainda pequenino, continue a tratá-lo como tal: dê-lhe muito colo e mimo. Afinal, não é por ter um irmão que ele deixa de ser bebé…
– Pode haver situações complicadas especialmente quando o segundo filho é ainda muito pequeno. Se está a dar de mamar ao mais novo, por exemplo, mantenha o mais velho ao pé de si, abrace-o e se possível dê-lhe uma sessão de colo e mimo antes de dar de mamar ao bebé.
– O bebé precisa da mãe, mas não continuamente. Passe-o algumas vezes para o colo do pai e vá dar um passeio a sós com o mais velho, como dantes.
– Peça às pessoas da família para trazerem também um presentinho para o mais velho quando vierem ver o bebé.
– Fique atenta. Mesmo os irmãos mais devotados têm crises de ciúmes repentinas, e podem não medir bem os gestos…
– Mesmo um irmão que reagiu muito bem pode ter uma recaída quando o bebé já for suficientemente crescido para começar a fazer gracinhas. Por isso mantenha os mimos ao mais velho.
– Fale-lhe das ‘regalias’ e ‘responsabilidades’ de ser o irmão mais velho: pode ensinar muita coisa ao bebé, coitadinho, que não sabe nada… Convença-o, por exemplo, de que o bebé o adora (o que geralmente até acontece) e chame-o para fazer rir o mais novo (é espantoso como funciona e pode ser uma grande ajuda para as mães).
– Se o irmão mais velho é mesmo mais velho, tem de ter ainda mais cuidado para não o ignorar. É muito fácil a pessoa deixar-se apaixonar por um bebé e esquecer uma criatura que ainda por cima está na crise da pré-adolescência, ou quase… De vez em quando, sente-o no seu colo e finja que é ‘o seu bebé’ outra vez.
Guia para criar irmãos
Trate sempre os irmãos sem favoritismos, não os compare um com o outro, passe tempo a sós com cada um deles, dê os mesmos privilégios (embora possam não ser exactamente iguais), exija que se amem e respeitem (embora já não seja tão fácil conseguir que gostem um do outro…) e dê-lhes tempo para estarem um com o outro, para estarem sozinhos, para estarem com os amigos de cada um. Se acabarem os melhores amigos um do outro, óptimo. Se não, óptimo também. Desde que se dêem de maneira civilizada, tudo estará bem com o mundo.