Queremos saber de que música gosta, o filme preferido e se aprecia praia tanto quanto nós mas… Se calhar o melhor é mesmo, quando conhecemos alguém, juntar a isso algumas questões sobre os gostos culinários. É que num estudo promovido pela Knorr, 78% dos inquiridos revelaram sentir-se mais atraídas por indivíduos com gostos alimentares semelhantes aos seus e 1 em cada 3 afirmou que, se as preferências alimentares do seu parceiro não forem compatíveis com as suas, o futuro da relação está comprometido. Não é por isso surpreendente que 29% tenha referido achar pouco atraente quando, num restaurante, o seu acompanhante escolhe comida de que não gosta e que um em cada cinco dos inquiridos tenha confessado já ter pedido um prato que não aprecia, simplesmente para impressionar alguém.
Este estudo contou com a participação de 12.000 pessoas, de 12 países diferentes e mostra que o sabor é tão importante para as pessoas que mais de três quartos dos participantes declararam que, por ele, estariam dispostos a sacrificar outras áreas da sua vida, tais como: as redes socias (75%), o direito de voto (70%), o sucesso profissional (48%) e até o sexo (48%, sendo esta percentagem de 42% no caso dos homens e 55% no caso das mulheres).
Greg Tucker, psicólogo e especialista em sabor, comenta: “depois de ter estudado os padrões comportamentais que estão por detrás do consumo de alimentos durante mais de 30 anos, esta pesquisa realizada pela marca Knorr vem validar algo que já suspeitava há muito tempo: as nossas preferências alimentares revelam bastante acerca da nossa personalidade. Assim, não é de admirar que, ao procurar a nossa alma gémea, procuremos alguém que goste da mesma comida e sabores que nós. Através deste projeto, Knorr chama a atenção para algo que fazemos inconscientemente: da mesma maneira que escolhemos um prato de um menu, selecionamos parceiros que partilhem connosco uma lista de características que consideramos importantes. Agora está provado que tomamos estas decisões instintivas de compatibilidade usando não só o nosso coração mas também as nossas papilas gustativas.”
Surpreendida com estes resultados, a marca Knorr decidiu fazer experiência social e organizou uma série de blind dates íntimistas entre casais de desconhecidos com gostos alimentares e perfis de sabor em comum.
A experiência foi gravada e transformada na curta-metragem, “Amor à Primeira Garfada”, que integra a nova campanha da marca e foi dirigida por Tatia Pilieva, diretora do filme viral “First Kiss”. Veja o filme e descubra o impacto que a paixão partilhada por certos sabores teve na química gerada entre as duplas.
Ora a experiência social organizada pela marca Knorr deixou marcas no caso português: é que marcou o início de uma história de amor entre o português António, de 31 anos, e Irma, de 26 anos. A química em estúdio foi tão grande que o casal de “Rebeldes Picantes” não perdeu tempo e marcou imediatamente um segundo encontro.
“Lembro-me de regressar a casa e pensar no quão simpática ela era e no bom que tinha sido conhecê-la e, realmente, é muito interessante ver que tínhamos as mesmas preferências alimentares, os mesmos gostos e combinámos tão bem.”, revela o português.
A campanha de Knorr tem vindo a abrir o apetite dos internautas, um pouco por todo o mundo, e o vídeo da experiência conta já com mais de 58 milhões de visualizações.
Para saber mais sobre este amor em crescimento e ouvir os testemunhos de Irma e António, veja vídeo:
Para descobrir o seu perfil de sabor e descobrir se também é um Rebelde Picante, faça o teste no microsite da campanha.