
LightFieldStudios
*artigo publicado originalmente em julho de 2014
Todas as mães sabem: o problema, quando o bebé não dorme, é que mais ninguém em casa dorme… Lá pelo terceiro mês, já não se consegue lembrar de como era não estar com sono. Boas notícias? A maioria dos bebés dorme uma noite inteira entre os 3 e os 4 meses. Más notícias: isto é, se os deixarem…
Segundo o psicólogo americano Charles Schaefer, que ficou famoso por ser o pai da ‘terapia da brincadeira’ (forma pela qual as crianças comunicam os seus sentimentos através dos brinquedos, e podem ser ajudadas pelo simples ato de brincar), bastam apenas 7 etapas para transformar mesmo o bebé mais ‘mocho’ numa cotovia. No livro ‘Winning Bedtime Battles” (‘Ganhando a Batalha do Sono’) explica como seguir um plano de 7 dias.
Sente-se com coragem para experimentar? Então pegue no bebé, baixe os estores, e vamos ao trabalho.
Dia 1
ESTABELECER UMA ROTINA
Acabou-se a ‘terra de ninguém’ dos bebés, onde eles nunca sabem muito bem se é dia se é noite. A partir de agora, meu menino, vais saber a diferença.
Isto soa mais ameaçador do que é. De facto, dizem os pediatras, os bebés têm bastante facilidade em aprender a distinguir os dois (tal como têm bastante facilidade em aprender o que quer que seja), os pais é que não ensinam… Portanto, acorde o bebé de manhã e habitue-o a fazê-lo sempre à mesma hora. Mantenha os estores levantados, para que o bebé se habitue a acordar com a luz natural. Mesmo quando ele faz a sesta à tarde, mantenha as persianas levantadas. À noite, comece com um ritual simples de deitar: uma cantiga, por exemplo, que lhe indique que são horas de dormir.
Dia 2
CONTINUAÇÃO DA MATÉRIA DADA
Mantenha a rotina do dia/noite. Se ainda precisa de alimentar o bebé à noite, sugere Charles Schaefer, faça-o com a luz apagada e na maior das calmas. Não o acorde se ele adormecer a meio. Quando o alimentar durante o dia, fale com ele, faça-lhe festas e cante–lhe cantigas, para marcar a diferença.
À noite, repare no que acalma o bebé: um banho quente geralmente é tiro e queda antes de dormir. E se tiver roupa ou loiça à espera, pode aproveitar para pôr a máquina de lavar a trabalhar: muitos bebés adoram ‘ruído branco’…
Dia 3
COMEÇA A CHORADEIRA
Pois: isto nem sempre é tão fácil de fazer como de escrever. Prepare-se para o que aí vem, e o que aí vem pode ser duro. Então é assim: ponha a sua criança a dormir… enquanto ela ainda estiver acordada. O Dr. Schaefer defende mesmo que, se o bebé adormecer, deve acordá-lo e deitá-lo assim mesmo: de olhos abertos. Objetivo: habituá-lo a adormecer sozinho.
Resultado: já se disse, e é fácil de adivinhar – algum, ou muito, choro. “Esteja preparada: o bebé não vai ficar traumatizado, chora apenas porque lhe alteraram a rotina”, afirma o Dr. Schaefer, não porque esteja em sofrimento. Se o choro se prolongar, vá ao quarto algumas vezes, apenas para lhe mostrar que não foi abandonado, mas não se ponha a brincar com ele nem o tire da cama nem acenda a luz.
Dia 4
ENTENDIMENTO
O bebé vai começar a perceber que chorar não funciona. Claro que alguns bebés percebem com mais facilidade que outros. Quanto mais pequeno ele for, mais depressa isto funciona, porque ainda não estava habituado a outra rotina.
Dia 5
A TEMPESTADE ACALMA
A maioria dos bebés aprende a nova rotina em 5 dias. Aos 4 meses, a maioria já passa sem a mamada da noite, mas se isto ainda não acontece, continue a mantê-las breves e sossegadas: não acenda a luz, se puder, não lhe cante, não converse e não fique ali com ele ao colo eternamente. “A maioria dos bebés com mais de 5 meses não acordam porque estão com fome, acordam só porque estão habituados a acordar. Aliás, se lhe der mais comida, daí a nada está a acordar outra vez porque tem a fralda molhada.”
Dia 6
DIA DO RONCO
Yes! Hoje o bebé dorme a noite toda (enfim, se fizemos bem os trabalhos de casa e se ele não é do estilo de contrariar). Relaxe. Já que chegou até aqui, deixe-o dormir sem ir meter o nariz na porta de 5 em 5 minutos ou levantar-se porque ouviu um miado no comunicador. Aproveite e durma também.
Dia 7
A FAMÍLIA TAMBÉM DORME
Parabéns! Conseguiu dar à sua criança um dos mais preciosos dons: o do sono. Claro que isto não se consegue de um dia para o outro, e há de sempre haver alturas em que o bebé vai dormir pior (tenha paciência quando lhe começarem a nascer os dentes, por exemplo). Mas no dia a dia o bebé já aprendeu a distinguir o dia da noite, a ter uma rotina de sono, a adormecer sozinho sem a presença da mãe e a regular o sono de maneira a não passar a noite a acordar.
Como não desistir:
– Pense que os bebés não são uns coitadinhos. Choram porque não estão habituados, não porque estejam a ser maltratados.
– Pense que é um investimento no futuro.
– Se o ouvir chorar, vá lá. Mas vá espaçando as ‘idas’, até que ele aguente cada vez mais tempo sozinho.
– Aprender a dormir é uma aprendizagem como outra qualquer, mas ele precisa que lhe ensinem.