
Enquanto a maioria das pessoas faz o seu melhor para respeitar o distanciamento social durante o surto pandémico do coronavírus, outras, nomeadamente casais, estão mais próximas do que nunca. E isso pode levar ao nascimento de muitos bebés no próximo inverno.
“Se a Dra. Amy Acton tiver razão, podemos assistir a um baby boom,” disse o governador do Ohio, Mike DeWine, aos repórteres no passado dia 20 de março. “Vamos assistir ao nascimento de muitos bebés. Não há alegria maior do que uma criança. Temos muito por que estar ansiosos [num bom sentido].”
As vendas de preservativos aumentaram globalmente tanto pelos motivos certos, como também pelos menos óbvios. Nos primeiros dias do surto, os consumidores em Singapura usaram-nos como luvas depois de notícias falsas relatarem que ajudariam a combater a COVID-19. Apesar de ainda estarem em stock, a consciencialização de milhares de pessoas aumentou as ventas, sendo que os especialistas sublinham que uma possível escassez poderá estar próxima.
Alguns médicos têm encorajado as pessoas a não deixarem o romance de lado, como é o caso do famoso Dr. Oz. “Vão viver mais tempo, livrar-se da tensão (…) Talvez façam alguns bebés,” disse ao site TMZ. Uma opinião partilhada pelo Dr. Kevin Kathrotia. “Vai acontecer. Provavelmente vai ser o maior baby boom que alguma vez vimos,” afirmou ao FOX Business. “Sempre que há a ameaça de um furacão, há um pequeno baby boom. Toda a gente está em casa,” continuou. “Aqueles que já têm filhos têm uma menor probabilidade de ter um bebé, mas os que são casados e não têm filhos – vão aparecer crianças em nove meses, posso garantir-vos.”
Para as mulheres que já estão grávidas, manterem-se saudáveis e minimizarem o contacto com germes é essencial para a mamã e o bebé. “O primeiro trimestre é o mais perigoso, no que diz respeito à perda da gravidez,” explica a Dra. Renee Wellenstein, ginecologista e obstetra há 15 anos, ao Fox Business. “Mantenham-se saudáveis e façam o vosso melhor para manterem os níveis de stress baixos,” prosseguiu, recomendando às gestantes que evitem todas as viagens desnecessárias.