O Dia Internacional do Orgasmo Feminino comemora-se anualmente a 8 de agosto, com o objetivo de criar consciência sobre a sexualidade feminina e o direito ao prazer das mulheres. Este tema tem vindo a ser cada vez mais falado e discutido, no entanto, quando se fala em sexo e menstruação, os tabus ainda são muitos.
A propósito da data comemorativa, a INTIMINA realizou um estudo sobre o impacto da menstruação na vida sexual das mulheres portuguesas. A pesquisa permitiu que os especialistas da empresa sueca concluíssem que a mais de metade das inquiridas chega ao orgasmo na maioria das vezes que tem relações sexuais (54%), enquanto uma percentagem menos expressiva (16%) relata atingir o clímax sempre que tem relações sexuais. Por outro lado, algumas respondentes (18%) confessam que raramente chegam ao pico do prazer, sendo que há mesmo quem admita nunca ter tido um orgasmo (13%).
Relações sexuais durante a menstruação?
Quando se fala em prazer feminino, atividade sexual e menstruação, as respostas denunciam que este ainda é um tema sensível. Apenas 34% das voluntárias afirmam manter relações sexuais com penetração durante o período menstrual, enquanto 66% não o faz de todo.
A situação em si é considerada desconfortável e nem todas as mulheres se sentem confortáveis com a ideia. Trinta e cinco por cento afirma sentir “vergonha e por isso evita” ter relações com penetração durante o período. Sete por cento confessa igualmente ter “vergonha, mas faz”, enquanto 21% diz “já ter sentido vergonha, mas já não sente” e 37% “nunca sentiu vergonha”.
Mas terão os parceiros alguma influência nas decisões das mulheres sobre o tema? Das participantes que mantêm relações sexuais durante a menstruação, 66% sentem-se completamente apoiadas pelo companheiro e 12% afirmam que foi a cara-metade a convencê-las. Este apoio torna-se fundamental para que o ato sexual seja sentido em plenitude por ambos. No entanto, 6% dizem ainda estar a “convencer o parceiro” e 11% admitem mesmo que o marido ou namorado não as apoia, recusando-se a ter relações sexuais com penetração durante essa altura do mês.
Sobre o apetite sexual durante a menstruação, 26% da amostra considera que o mesmo é alto, 51% indica que é normal e apenas 22% das respondeu ser baixo.
“Usaria um copo menstrual que lhe permitisse ter relações sexuais com penetração durante a menstruação?”
A pergunta causou impacto nas mulheres portuguesas inquiridas. Apesar de 13% afirmar que sim, 49% não sabia sequer da existência de um copo menstrual que permitisse, ao contrário dos métodos tradicionais como o penso higiénico e o tampão, manter a atividade sexual com penetração, durante o período menstrual, com toda a segurança e higiene.
O Ziggy Cup, especialmente desenhado para o sexo com penetração, por evitar fugas ou manchas, é o mais recente copo menstrual da INTIMINA, super fino e confortável, que permite a sua utilização durante as relações sexuais. Sendo que o apetite sexual é elevado ou normal durante o período menstrual, para a maioria das mulheres, este copo permite que as mesmas mantenham relações sexuais e desfrutem da sua relação em qualquer altura do mês para um máximo prazer.