Infelizmente, o nariz de Pinóquio não exista na vida real para ajudar a identificar momentos em que alguém falta com a verdade.
“Em geral, as pessoas não são boas a detetar mentiras”, afirma Coral Dando, professora de Psicologia Forense na Universidade de Westminster, em Londres, à revista Psychology Today. Embora não exista nenhuma técnica infalível para fazê-lo, acrescenta a especialista, diferentes estudos na área da Psicologia “fornecem orientação para melhorar a probabilidade” de isso acontecer.
Dando descreve ainda algumas abordagens de questionamento que podem ajudar a determinar se um indivíduo está a ser totalmente honesto:
- Faça perguntas abertas, cujas respostas exigem uma opinião ou explicação, tornando-se mais reveladoras, em vez de perguntas fechadas, que podem ser respondidas com um simples sim ou não;
- Apalpe o terreno. Se está consciente de alguns factos, considere fazer perguntas sobre cada um deles antes de revelar que sabe as respostas;
- Oiça em vez de falar extensivamente;
- Seja conversadora e inquisitiva em vez de agressiva, formar ou acusadora;
- Peça mais detalhes sobre uma resposta anterior. Uma pessoa que está a mentir pode ter dificuldades em manter a coerência.