
Parece que ninguém sabe ao certo o que anda a fazer. No mundo frenético em que vivemos, acreditamos que ser produtivo depende do número de tarefas que conseguimos realizar num determinado período de tempo. Quanto mais, melhor. Mas parece que, afinal, estamos todos confusos no que toca à melhor forma de o fazer.
Quem o diz é a psiquiatra Samantha Boardman, num artigo escrito para a Marie Claire, no qual admite ter acreditado, em tempos, que quanto mais trabalhasse, mais objetivos conseguiria atingir. “Premir o botão de pausa é, de longe, mais eficaz para aumentar a nossa habilidade de realizar tarefas e aprender coisas novas“, garante.
Em seguida, a especialista citou o estudo Learning by Thinking: How Reflection Aids Performance, que revela que “Fazer uma pausa para refletir no trabalho, em vez de mudar imediatamente de tarefa pode melhorar a performance a nível profissional“. Ou seja, a última coisa que sentimos que podemos fazer num dia de trabalho – uma pausa – pode ser precisamente aquilo que precisamos para nos sentirmos melhor e sermos, no fundo, melhores no desempenho das nossas funções.
Samantha refere ainda que uma das pausas mais importantes é a meio da manhã. A psiquiatra diz que não devemos esperar até ao período da tarde para colocar o trabalho de lado, por momentos. Beber um café, dar um pequeno passeio ou, simplesmente, falar com um colega podem ser grandes aliados. “Se queres fazer mais, ignora a crescente ‘pornografia da produtividade’ – apps, livros e aparelhos desenvolvidos para nos ajudar a conseguir o máximo em cada dia – e, simplesmente, faz mais e melhores pausas“, finaliza.