![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2022/04/220405_knjksdkclskfjkirnbgfmvc-875x1080.jpg)
As relações de amizade não são tão faladas uanto as românticas ou familiares. Por isso mesmo, há ainda muitos mitos em volta das mesmas. E a verdade é que estes podem mesmo ter um impacto negativo na forma como nos relacionamos com os nossos amigos.
De acordo com a terapeuta Divya Robin, “um dos principais motivos pelos quais as pessoas ficam bloqueadas ou confusas nas amizades é por não saberem o que fazer ou o que é normal“. Nesse sentido, a especialista listou 6 mitos que precisamos deixar de lado:
- O fim de uma amizade é mais fácil do que o de uma relação amorosa
- Amigos verdadeiros estarão sempre disponíveis para nós (qualquer pessoa tem liberdade para agir como quer e tomar as suas próprias decisões)
- Amigos não se deviam comparar uns aos outros (é normal compararmo-nos e sentirmos inveja de amigos, desde que o façamos sem desrespeitar o outro)
- As amizades devem manter-se iguais durante transições de vida (é comum que as mudanças na vida tragam também alteração nas dinâmicas das amizades)
- Ser amigo é estar do lado do outro incondicionalmente (as amizades exigem trabalho e a lealdade constrói-se, pelo que podemos escolher deixar de investir tanto numa amizade se começar a deixar de fazer sentido para nós)
- Há uma forma ideal de as amizades funcionarem (o essencial é que nos sintamos conectados com o outro, independente da forma)