
Hoje em dia, muitos de nós somos rápidos a identificar bandeiras vermelhas em potenciais parceiros e nas relações que se desenrolam à nossa frente. As bandeiras verdes, por outro lado, tendem a receber muito menos atenção.
“Uma bandeira vermelha faz referência a um sinal precoce de um relacionamento prejudicial, ou de um parceiro problemático. Já uma bandeira verde é um comportamento ou qualidade pessoal que indica que alguém abordará os relacionamentos de uma maneira saudável, madura e geralmente desejável no futuro”, explica a coach Kelly Gonsalves ao portal mindbodygreen. “As bandeiras vermelhas chamam a atenção para os problemas; as bandeiras verdes indicam que é seguro prosseguir”.
A especialista partilha ainda 16 sinais de que um indivíduo é (ou será) um ótimo parceiro:
- É um bom ouvinte: faz perguntas atenciosas, cria espaço para si na conversa e procura conhecer bem o seu mundo interior;
- Sente-se confortável em falar sobre o que sente: tem a capacidade de ser profundo(a) e emocionar-se.
- Tem alta autoconsciência: isto inclui estar ciente das próprias emoções, comportamentos, esperanças, sonhos, medos e padrões, e de como as suas ações podem afetar os outros.
- Tem empatia: um bom parceiro é capaz de reconhecer não só as próprias emoções, mas também as da cara-metade.
- Envolve-se no relacionamento: faz planos, responde-lhe às mensagens de forma consistente e, regra geral, mostra um interesse ativo em si e em ‘nutrir’ a relação.
- O relacionamento avança a um ritmo confortável: a parceria é boa para ambos e permite-vos pensar, processar, divertirem-se e desenvolverem sentimentos um pelo outro gradualmente.
- Está disposto a ser vulnerável: uma pessoa que é capaz de formar vínculos seguros com os outros está disposta a ter uma abertura emocional, ser vulnerável e aproximar-se de terceiros.
- Sabe o que quer: a clareza é sempre uma coisa boa num relacionamento.
- É bondoso de forma consistente: preocupa-se com os seus sentimentos e bem-estar, e esforça-se para tratá-la bem.
- Também trata bem os outros: o carinho e consideração estendem-se a todos na vida dele(a) — a mãe, os amigos, o empregado de mesa e até ex-parceiros.
- Tem estabilidade: pode confiar que a outra pessoa será consistente na forma como a trata e aborda várias situações da vida.
- É fácil estar perto dele: sente que pode ser genuína perto dessa pessoa, sem se preocupar em tentar impressioná-la ou ‘pisar cascas de ovos’ para não a perturbar.
- Dá passos ativos para ser uma pessoa melhor: tem a capacidade de reconhecer as próprias falhas e áreas onde precisa de evoluir.
- Acomoda as suas necessidades: ou seja, reserva tempo para aprender o que significa ser um ótimo parceiro para si *especificamente*.
- Ambos têm as vossas próprias vidas: num relacionamento saudável, os parceiros não sentem a necessidade de estarem sempre colados.
- Sente-se bem perto dele: gostam de estar juntos e fazem sobressair o melhor um no outro.