Tal como cada pessoa é única, também uma relação não é igual à outra. Há diferentes variantes a ter em conta e que passam, na sua maioria, pelos valores de cada um, que vão influenciar indubitavelmente a dinâmica do casal. Ainda assim, há características comuns a todos os relacionamentos saudáveis e que estão na sua base, como o respeito, a atenção, o carinho, a confiança, a cumplicidade e a autonomia. Por outras palavras, uma relação saudável promove o bem-estar de ambas as partes e estimula a capacidade de amar e ser amado. É algo que acrescenta, sempre, mesmo com os naturais problemas que vão surgindo – porque em todas as relações há desentendimentos, mas a diferença está na forma como eles são resolvidos. Num relacionamento saudável, dá-se primazia ao diálogo e à compreensão, duas vias que demonstram a real conexão entre o casal.
Contudo, um dos principais aspetos de um relacionamento saudável não passa, necessariamente, pelo casal, mas sim pelo autoconhecimento que cada pessoa tem de si mesma. Isto porque alguém que tem uma consciência plena de quem é, aceita as suas fragilidades da mesma forma que abraça as suas virtudes, e isso é fundamental para se conseguir relacionar com o outro. Encontrar a liberdade para se ser verdadeiro dentro de uma relação é uma condição primordial para o sucesso desse amor.
Embora nada seja totalmente linear, tanto na vida, como nas relações, há sinais que nos ajudam a perceber melhor se estamos numa relação saudável. Compilamos os cinco principais:
- Há comunicação: existe espaço para o diálogo construtivo e respeitoso, que acontece com frequência e onde cada um se sente ouvido.
- Há confiança: confiar é a chave num relacionamento feliz e saudável.
- Individualidade: cada um é um ser único, com necessidades específicas, que têm que ser respeitadas. Num relacionamento bom, ninguém tem que mudar a sua essência ou os seus gostos pelo outro. Não se ama com condições.
- Respeito: a par da confiança, também esta é uma palavra chave no amor e nas relações saudáveis, onde não há espaço para humilhações.
- Há uma sensação de bem-estar: para um relacionamento ser saudável, não se pode sentir medo, culpa ou ansiedade. Bem pelo contrário, predominam sentimentos bons, que nutrem e aconchegam.