.
ORGANIZE-SE… E RELAXE
1 Bem-vindos ao parlamento. Junte a família à mesa e pergunte o que gostariam de fazer no verão. Façam uma lista de todos os sítios onde gostariam de ir, de todas as pessoas que gostariam de ver. Se eles responderem ‘Gostaríamos bastante de ir à Disneylândia de Orlando ver o rato Mickey’, dissolva a audiência. Ou enfim: peça-lhes sonhos mais realistas. Ou então limite as hipóteses: Preferem ir para um campo de férias ou ficar com a avó?
2 Abriu a época do ‘simplex’. Simplifique tudo ao máximo: o rolo de cozinha será o seu maior amigo. Tenha sempre uma toalha impermeável para estender no chão, invista em pratos e copos de papel e comidas de comer à mão. Caixas grandes onde guardar os brinquedos ao fim do dia também ajudam. Não ande a pôr mesas nem a experimentar receitas gourmet: o descanso é a prioridade.
3 Rápido mas saudável. Tenha à mão snacks como fruta, frutos secos e pequenas sanduíches, em vez de batatas fritas e chocolate.
4 A hora da sesta. Esqueça as muitas atividades organizadas e dê-lhes tempo livre. Para eles e para si. Feche a porta durante uma hora por dia. Dê-lhes tempo para crescer, para se espreguiçarem, para brigarem com os irmãos sem que a mãe se meta.
5 Troque-os! Tem uma amiga que possa ficar com os seus filhos durante um fim de semana, enquanto vocês fazem a mesma coisa por ela no fim de semana seguinte? Sempre tinha uns momentos de paz a dois (ou a um…).
6 Proteja as suas manhãs. Se a sua criança é daquelas cotovias que às 7 da manhã já estão a chilrear, invista 2 minutos do dia anterior a deixar-lhes alguma coisa com que se entreterem de manhã ou mesmo as coisas do pequeno almoço na mesa (isto, claro, se eles tiverem idade para se entreterem sozinhos).
7 Envolva-os na vida de todos os dias. Porque há de fazer tudo por eles? Ninguém nasceu para escravo. As férias são uma boa altura para os envolver na vida e nas tarefas quotidianas. Se for mais prático, afixe um mapa com as tarefas de cada um. E aproveite enquanto eles ainda acham graça a lavar o carro, por exemplo.
IDEIAS PARA BRINCAR SOZINHO
8 Um artista e muito sossego. Espalhe algumas folhas A3 no chão e material de pintura e deixe-os entretidos (convém que a roupa seja mesmo para esquecer).
9 Casinha sem paredes. Uma casinha de bonecas é um ótimo investimento, mas se não tiver nenhuma junte algumas mobílias e forme as ‘divisões’ no chão com lenços ou panos.
10 Praia dentro de casa. Não está para muitas filas? Espalhe no chão uma toalha impermeável, junte um alguidar de água e uma toalha velha e deixe-os levar as Barbies à ‘praia’.Mas fique sempre de olho neles!
11 Eu faço! Ensine-os a fazer as suas próprias sanduíches. Tenha duas ou três caixas no frigorífico com ‘material’ para sanduíches fiambre, queijo, alface, ovo cozido, tomate e eles próprios podem fazer as suas. Também ajuda ter cortadores com formatos divertidos.
TRUQUES PARA USAR E ABUSAR
12 Gelado sem dramas. Leve umas formas de papel de cupcake, que não pesam nada, e quando lhes comprar gelados espete uma delas no pauzinho para evitar que caia gelado para as mãos deles e cause aquelas choradeiras de ‘Ahhhhhh o gelado está a pingar!’
13 Toalha familiar. Quando for para a praia com mais um ou dois, em vez de levar três toalhas para toda a gente, leve uma toalha daquelas tipo ‘família’, maior e mais fina, onde cabem todos.
14 Fora, monstro! Ele está na fase dos medos e resolveu tirar as férias para ter pesadelos? Arranje um ‘spray antimonstro’: qualquer spray a que arrancou o rótulo e onde pôs um autocolante giro (se se quiser dar a esse trabalho). Lá dentro até pode ter água. Borrife o quarto antes de ele dormir e diga que já ficou protegido contra os monstros.
15 Uma artista da culinária. Claro que fazer gelados de sumo de kiwi ou laranja é mais saudável, mas uma vez por outra, para impressionar, faça gelados artísticos usando gomas coloridas e refrigerante transparente.
16 Cuidado como fala dos seus filhos aos outros! Se toda a gente a ouve dizer ‘ai o meu Bernardo Maria parece um anjo mas não se ensaia nada para atirar um pontapé em qualquer pessoa e no outro dia ia partindo a cabeça à avó com um estetoscópio de plástico’, depois não se admire que ninguém queira ficar com o ‘anjinho’ uma tarde enquanto você vai comprar sacos do lixo para o Colombo.
E ANTES QUE ELES FAÇAM 20 ANOS…
17 Planeie uma viagem. Parece que dá uma grande trabalheira, mas não tem de ir com eles, pronto, a Orlando. A viagem pode ser só de alguns quilómetros: desde que seja um sítio diferente, vai tê-los entretidos a observar tudo o que não conhecem.
18 Conversas de adultos. O verão não tem de ser uma ‘silly-season’: agora, que tem mais tempo, aproveite para discutir assuntos mais sérios com eles.
19 Saia de casa o mais que possa. Há sempre coisas para ver lá fora. Pode inclusive oferecer-se para passear um cão ou para dar de comer ao gato de um amigo. Para si pode ser uma seca, mas vai ser o ponto alto do dia da sua criança. Também pode dar-lhes um mapa e pedir para descobrirem uma rua sozinhos.
20 A tradição ainda é o que era. Ensine-os a tricotar, a cozinhar, a coser, a saltar à corda, a criar um peixinho de aquário, a passar tempo com a avó, a ver fotografias antigas, a jogar Monopólio e a aprender a perder (e a ganhar) graciosamente.
21 Onde moram os livros? Os livros estão caros? Pois estão. Mas um belo programa é ir com eles a uma biblioteca e dar-lhes o prazer de escolher e trazer para casa sem ter de comprar. E também podem trazer audiolivros.
22 Chuva de verão. Está calor? Uma das brincadeiras mais divertidas é apanhar ‘chuva’ de repuxos. Procure um jardim e deixe-os molharem-se à vontade. Secam ao ar. Afinal, na praia também tomam banho…
23 Conte-lhes histórias de si em pequenina. Quando não souber o que dizer, conte-lhes histórias do que fazia em criança (de preferência as asneiras). Não há filho que não goste (mas evite pregar moral e dizer que era fantasticamente bem-comportada e o sonho de qualquer mãe).
24 Olha cá para mim. Já deve ter descoberto, mas cá vai: há uma arma milagrosa para quando eles estão naquela fase quase a cair na birra: não, não é um telemóvel. Ok, é um telemóvel, mas na versão máquina fotográfica. Peça-lhe para lhe tirar uma fotografia. Ou para fotografar aquilo que lhe parecer mais bonito ao pé dele. A função gravador também funciona bem: peça-lhe para ler qualquer coisa em vez alta ou faça-lhe uma entrevista. PS: Cuidado se eles estiverem naquela fase em que já sabem postar coisas no Instagram (o seu e a fotografia ‘artística’ vai direta para lá.
25 Aproveite o verão. O verão está cheio de coisas especiais para fazer. Descobrir sítios novos, a alegria de mexer na água e na terra, de ler uma história mágica em voz alta enquanto o sol se põe, de descobrir o que eles pensam sobre o mundo. Aproveite tudo isto com eles. Em breve vão passar férias com amigos e começar à procura do primeiro emprego e ainda vai ter saudades destes dias.
O QUE FAZER SE NÃO HÁ NADA PARA FAZER
. Mexer todas as partes do corpo ao mesmo tempo.
. Jogar ao ‘Quem me encontra’: um farol; uma pássaro; uma coisa começada por D.
. Tentar acertar uma carica dentro de um copo com a ajuda de uma colher como alavanca (bastante útil à mesa de um restaurante, enfim, depois de se beber o que está no copo).
. O jogo das mãos peça-lhe para estender a mão aberta e desenhe uma letra ou um número com o dedo. Ele tem de adivinhar que letra é.
. Encontrar palavras que rimem com…