Justin Timberlake e Britney Spears entraram para a história da cultura pop em meados de 2001, quando usaram visuais coordenados em ganga total na passadeira vermelha. O momento abriu portas para outros casais (famosos e anónimos) seguirem o mesmo caminho. Mas porquê?
A sexóloga Nikki Goldstein explica ao Huffington Post Australia que se trata de algo subconsciente e, regra geral, ocorre cerca de seis meses após o início de uma relação. “Tendemos a querer adaptar-nos à pessoa com quem namoramos. Sim, todos somos únicos, mas queremos parecer unidos como casal e como se ‘combinássemos’”.
A estilista Faye De Lanty acrescenta que não é incomum os elementos de um casal influenciem o estilo um do outro, e o melhor exemplo disso (sem surpresas) é a rainha da reality TV. “O Kanye [West] teve uma grande influência sobre a Kim [Kardashian] — o estilo dela passou de um visual suburbano de Los Angeles a extremamente polido e bem pensado”.
Da moda, passando pelos passatempos, aos gostos musicais, essas pequenas mudanças não são surpreendentes, esclarece Goldstein. Porém, geralmente, não percebemos que elas ocorreram até vermos fotos antigas, ou até que um amigo faça um comentário a respeito. É quando esse comportamento deixa de ser subconsciente e se torna intencional que pode ser motivo de preocupação.
“Se chegar ao ponto em que perdeu a sua identidade, então tem de perguntar-se se está a adotar essas características porque vocês são um bom casal, ou porque quer desesperadamente que a relação dê certo e precisa de mudar tudo sobre si para encaixar-se nela”, adverte a sexóloga.