Alguma vez precisou de comunicar com alguém cujo comportamento era hostil? “Quando a outra pessoa expressa uma emoção forte, deve lidar com essa emoção antes poderem ter uma conversa construtiva”, explica o psicólogo Daniel S. Lobel à revista “Psychology Today”.
O especialista identifica os erros mais comuns a evitar e partilha estratégias eficazes para ter uma conversa construtiva com uma pessoa zangada ou hostil:
Os três “nãos” | Em vez disso… |
Não opte por simplesmente evitar o problema e desejar que ele desapareça sozinho. | Seja inteligente na abordagem. Evite fazer juízos de valor. |
Não espelhe as emoções exacerbadas da outra pessoa. | Valide as emoções zangadas ou perturbadas antes de tentar resolver problemas. |
Não fique na defensiva. A outra pessoa pode entender que a própria ira é estúpida ou descabida. | Não leve os comportamentos hostis a peito — eles servem para afastá-la. Remova-se de qualquer situação que se torne demasiado tóxica. |