Os eventos das relações são frequentemente chamados de ‘marcos’, porque se destacam como momentos significativos nas nossas vidas.
“Reconhecemos prontamente que estes acontecimentos mudam a nossa vida quotidiana ou alteram a trajetória da nossa vida. Menos frequentemente consideramos como esses marcos podem mudar quem somos”, escreve a psicóloga social Theresa E. DiDonato na revista “Psychology Today”.
Uma recente revisão sistemática e meta-análise aponta para um conjunto de eventos de relações que levam à mudança de personalidade (Bühler et al., 2023). Este trabalho examinou mais de 40 estudos, incluindo mais de 120.000 participantes, e analisou alterações nos cinco grandes traços de personalidade: extroversão; abertura para novas experiências; conscienciosidade, neuroticismo agradabilidade.
Os resultados sublinham que que as nossas personalidades não são fixas. Não estamos imunes à influência social. Em vez disso, certos acontecimentos, incluindo marcos românticos, parecem estar preparados para mudar-nos. Eis quatro deles:
-
Relações
Entrar numa relação romântica tende a expandir o autoconceito das pessoas e a aumentar a conscienciosidade. -
Casamento
Muitas vezes, contrair matrimónio leva a menos abertura para novas experiências. Talvez isso ocorra porque tendemos a casar-nos com pessoas parecidas connosco, estabelecer rotinas e adotar hábitos, sendo que tais fundações podem sustentar o tradicionalismo em vez da abertura para sair da zona de conforto. -
Filhos
Ter filhos costuma reduz a extroversão. É possível que isto aconteça porque as pessoas se voltam para as suas novas responsabilidades familiares. -
Divórcio
O fim de um casamento pode ter um efeito favorável na personalidade das pessoas, impulsionando o aumento da conscienciosidade, marcada pela confiabilidade, segurança e preocupação com os outros. O divórcio pode encorajar novos padrões para suportar o traço desejável da conscienciosidade.