Os homens são de Marte e as mulheres são de Vénus? Nem por isso.
Depois de compilarem exaustivamente uma lista com 237 razões para os humanos fazerem sexo, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que homens e mulheres em idade universitária têm relações íntimas principalmente pelas mesmas motivações.
Segundo o estudo, publicado na edição na revista científica Archives of Sexual Behavior, as 25 razões dominantes são as mesmas para ambos os géneros. E tudo se resume mais a luxúria no corpo do que a uma conexão de amor no coração. “Os resultados refutaram muitos estereótipos de género (…) que os homens só querem sexo pelo prazer físico e as mulheres querem amor. Não foi isso que averiguei nas minhas descobertas”, disse Cindy Meston, professora de Psicologia Clínica na Universidade do Texas e coautora do estudo, em declarações à CBS News.
Meston e um colega, David Buss, começaram por questionar 444 homens e mulheres com idades entre os 17 e os 52 anos para elaborarem uma lista com 237 razões distintas pelas quais as pessoas fazem sexo. Atingido esse objetivo, os autores pediram a 1549 estudantes universitários que frequentavam aulas de Psicologia para classificarem os motivos numa escala de um a cinco sobre como estes se aplicavam às suas experiências.
O Top 10 dos Homens
- Eu sentia-me atraído pela pessoa;
- Sabe bem;
- Eu queria sentir prazer físico;
- É divertido;
- Eu queria mostrar o meu afeto à outra pessoa;
- Eu sentia-me excitado sexualmente e queria o alívio;
- Eu estava excitado;
- Eu queria expressar o meu amor pela pessoa;
- Eu queria atingir um orgasmo;
- Eu queria dar prazer à minha parceira;
O Top 10 das Mulheres
- Eu sentia-me atraída pela pessoa;
- Eu queria sentir prazer físico;
- Sabe bem;
- Eu queria mostrar o meu afeto à outra pessoa;
- Eu queria expressar o meu amor pela pessoa;
- Eu sentia-me excitada sexualmente e queria o alívio;
- Eu estava excitada;
- É divertido;
- Apercebi-me de que estava apaixonada;
- Deixei-me levar pelo calor do momento.