Seguir uma carreira em Direito foi uma certeza que Clara Sottomayor teve desde muito cedo. Era, por natureza, uma criança e uma jovem muito sensível às questões do sofrimento humano, principalmente às situações que envolviam abusos de crianças e mulheres. Sempre tivera, também, uma capacidade natural para a mediação de conflitos, mesmo entre os seus dois irmãos mais velhos, e a apresentação de acordos que pudessem resolver as discussões.
Cumpriu o seu sonho de infância e tornou-se jurista. Tem-se dedicado ao estudo e à pesquisa na área do Direito de Família, organizando, também, encontros e cursos de pós-graduação no meio universitário sobre a temática da família e dos direitos das crianças.
A sua tese de mestrado, já publicada, e os dois livros que se lhe seguiram são dedicados precisamente a estes temas. A sua acção tem atingido centenas de alunos e juristas, nas áreas da Segurança Social e da Justiça, e tem promovido uma atitude mais humana na análise e tratamento de casos que envolvam violência contra as mulheres e as crianças, e na área sempre sensível da regulação do poder paternal.
No seu trabalho de jurista, Clara Sottomayor tem dado apoio a todas as mulheres e crianças vítimas de abusos, físicos ou morais, cujos casos chegaram à Justiça.
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!