Doutorada em Astronomia pela Universidade de Sussex, no Reino Unido, Maria Teresa Vaz Torrão Lago é detentora de um currículo que não pode resumir-se em duas ou três linhas. O seu mérito não recai apenas no campo científico, mas numa participação cívica de elevado nível de responsabilidade, tendo participado na presidência do projecto Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura.
Na área científica, se é possível haver particular destaque, merece menção o seu trabalho em prol do desenvolvimento da Astrofísica e Astronomia em Portugal, tendo sido impulsionadora da licenciatura em Astronomia no nosso País. E se no céu não existem fronteiras, Teresa Lago dedicou-se a ultrapassar os limites terrestres e participou em todo o processo de adesão de Portugal ao ESO (Observatório Europeu do Sul), na preparação da adesão portuguesa à ESA (Agência Espacial Europeia) – participando como membro do Comité de Conselho Científico desta Agência até 2003 -, fez parte de projectos de investigação científica e comissões de avaliação científica nacional e internacionalmente.
Professora catedrática, Teresa Lago envolveu-se também na criação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, no Planetário da Invicta, e na Astroteca (Centro Multimédia de Astronomia). É autora de diversas publicações científicas e detentora de importantes prémios e distinções internacionais. Actualmente, são mais de uma centena os licenciados portugueses em Astronomia, tendo mais de trinta alcançado o doutoramento. E o número daqueles que têm usufruído do impulso científico e comunitário de Teresa Lago não fica por aqui.
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!