Lisboa deixou para trás cidades como Londres, Praga, Amesterdão, Copenhaga, Barcelona, Berlim, Helsínquia, Bilbau e Lyon, ao ser eleita como o "Melhor Destino Europeu de 2010 – Escolha dos Consumidores".
A escolha da melhor cidade foi baseado em critérios como a qualidade de vida e infra-estruturas e a oferta cultural e turística, tendo a vitória da capital portuguesa sido folgada, segundo uma fonte do Turismo de Lisboa citada pela publicação Breafing.
A Associação de Consumidores Europeus considera que Lisboa venceu por ser "uma cidade que soube preservar toda a sua alma e oferecer uma porta de entrada ao turismo, sem esquecer as suas riquezas sociais e culturais".
Como prémio, foi criada uma página de divulgação e promoção da cidade no site
http://www.europeanconsumerschoice.org/, toda a comunidade de Turismo de Lisboa pode utilizar o logótipo "Escolha do Consumidor Europeu" durante um ano e os resultados da votação foram divulgados aos media europeus, proporcionando maior visibilidade para a cidade.
A votação decorreu entre Dezembro de 2009 e Janeiro de 2010, estando a votos uma lista de dez cidades pré-seleccionadas por um painel de jurados da Associação de Consumidores Europeus, uma organização independente com sede em Bruxelas. Este organismo coloca, todos os anos, 25 categorias à votação dos consumidores, tendo a categoria de Cidades surgido este ano.
A capital portuguesa encontra-se, neste momento, nomeada para os World Travel Awards, nas categorias de Melhor Destino Europeu, Melhor Destino para City Break Europeu, Melhor Destino de Cruzeiros Europeu e Melhor Porto de Cruzeiros Europeu. No ano passado, Lisboa foi a grande vencedora dos Óscares do Turismo, como são denominados estes prémios, tendo arrecadado os prémios para Melhor Destino Europeu, Melhor Destino para City Break Europeu e Melhor Destino de Cruzeiros Europeu.