![Saguim-Imperador - Zoo Santo Inácio](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10262045Saguim-Imperador-Zoo-Santo-In%C3%A1cio.jpeg)
Saguim-Imperador – Zoo Santo Inácio
Zoo Santo Inácio
No ano em que comemorou 11 anos, o Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, tem grandes razões para celebrar. No primeiro semestre do ano, já conta com mais de cinquenta nascimentos: Logo no início do ano nasceram dois Saguins-Imperador, o primeiro a 21 de janeiro e o segundo a 8 Março, facto muito pouco comum dentro do mesmo grupo, pois habitualmente apenas a fêmea dominante se reproduz.
A 17 de abril nasceu uma Mara que foi rejeitada pela progenitora à nascença, estando desde então a ser criada à mão pelos tratadores do Zoo Santo Inácio que a alimentam e mimam, substituindo assim a sua própria progenitora. Devido a ainda ser muito pequena ainda não está visível ao público.
Desde o início do ano nasceram também sete Cangurus de Bennet e três Cangurus de Parma, que até então se refugiavam nas bolsas das suas mães, começando agora a dar os primeiros “saltos” fora das bolsas e a comer pequenas sementes.
A onda de nascimentos também abrangeu o reptilário onde nasceram quinze Jibóias a 20 de março.
Nasceram também dois Lémures-de-face-branca no dia 2 de abril que podem ser observador ao colo da mãe ou a fazer pequenas brincadeiras. Quatro Lémures-preto-de-colar nasceram em 20 de abril, duas delas encontram-se junto à mãe no habitat podendo ser vistas por todos os visitantes, as outras duas foram rejeitadas à nascença pela mãe e estão a ser cuidadas e alimentadas a biberão pelos tratadores do Zoo Santo Inácio.
De origem Indiana, nasceram ainda dois Muntjacs. O primeiro nasceu no dia 26 de maio e o outro tem apenas 15 dias, nasceu no dia 6 de Junho.
Mas a Quinta Pedagógica também foi invadida pelos nascimentos primaveris começando a 23 maio, pelo nascimento da pequena Pónei Lua, cujo nome foi dado por uma renhida votação no Facebook do Zoo Santo Inácio. Seguida pelo nascimento de sete Porcos do Vietname no dia da criança, a 1 Junho, e por duas Cabras-anãs no dia 9 de Junho.
A 23 de junho nasceu um Macaco-Aranha que sem sair do colo da mãe é acarinhado por todo o grupo. Dois dias depois, a 25 de junho, nasceram quatro Capivaras aumentando o efetivo deste grupo para um total de 8 elementos.
São mais que razões para visitar o Zoo Santo Inácio. E sabia que além de ver os animais pode apadrinha-los? Todos os visitantes do Zoo podem ser padrinhos do seu animal preferido, estando assim a contribuir diretamente para a sua preservação e bem-estar.
As contribuições para os afilhados têm um mínimo de 50 euros por ano, durante o qual os padrinhos podem acompanhar gratuitamente o seu afilhado, pois recebem um cartão anual de entrada livre. O padrinho recebe também um certificado de apadrinhamento, a ficha identificativa do afilhado e o seu nome irá também figurar junto ao habitat do animal numa placa. A sua contribuição destina-se ao pagamento da alimentação, construção ou melhoria das condições dos habitats e contribuição para o desenvolvimento de programas de investigação e reprodução de espécie.