O Queer Lisboa 15 – 15º Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, tem início na sexta-feira, dia 16 de Setembro, às 21h00, com a Gala de Abertura na Sala Manoel de Oliveira (Sala 1) do Cinema São Jorge. Nesta noite, será apresentada a programação, as actividades do Festival, e o Júri Internacional, seguindo-se o Filme e Festa de Abertura, às 22h00 e 23h30, respectivamente.
O Festival conta este ano com um total de 84 filmes , divididos pela Secção Competitiva para a Melhor Longa-Metragem, Secção Competitiva para o Melhor Documentário, Secção Competitiva para a Melhor Curta-Metragem, Sessões Especiais, Panorama, Queer Art, Assume Nothing: Intersexualidade e Representação Visual, Noites Hard e Queer Pop. Esta edição de aniversário vai acontecer sob o signo da Transgressão, tema central da programação.
O filme de Abertura da presente edição do Festival é Uivo, de Rob Epstein e Jeffrey Friedman, protagonizado por James Franco que interpreta o escritor beat Allen Ginsberg, uma das mais importantes vozes da comunidade gay norte-americana. O filme é apresentado em antestreia nacional e estreia em Sala, nos Cinemas UCI, no dia 22 de Setembro, distribuído pela Midas Filmes. O Filme de Encerramento é Taxi zum Klo, de Frank Ripploh, uma obra que transgride não apenas os cânones estéticos e narrativos cinematográficos, como as normas vigentes de sexo, sexualidade e género.
Sediada em Madrid, a companhia de teatro SUDHUM apresenta, no Queer Lisboa 15, o espectáculo Silenciados, na Sala 2 do Cinema São Jorge, nos dias 17 e 18 de Setembro, às 21h00, com preço único de 5,00€. Com encenação de Gustavo Del Rio, Silenciados é um espectáculo de teatro físico que conta a história de cinco pessoas assassinadas por discriminação em relação à sua orientação sexual.
Na sua 15ª edição, o Queer Lisboa 15 associa-se à MUBI , uma plataforma online de video-on-demand de filmes clássicos e independentes e rede social com mais de 2.5 milhões de membros no mundo inteiro. O Queer Lisboa torna-se assim o primeiro festival em Portugal a formar parceria com a MUBI, ao lado de festivais como Sundance, Cannes, Veneza e Locarno. Uma selecção de mais de 10 filmes do Queer Lisboa 15 poderá ser vista online gratuitamente em todo o mundo, nas datas do festival, potenciando assim a sua exposição internacional, bem como a do festival e do seu programa. Em Portugal os filmes poderão ser vistos apenas no dia seguinte ao da sua exibição no festival. A página do Festival na MUBI: http://mubi.com/festivals/queer-lisboa .