Como se não fosse castigo suficiente uma pessoa ser privada do sono, agora os cientistas dizem também que não ter boas noites de sono leva à obesidade.
Os investigadores da Clínica Mayo, de Rochester, no Minnesota, descobriram que os participantes voluntários que foram privados do sono aumentaram mais de 500 calorias extra por dia.
Foram alvo de estudo 17 homens e mulheres comuns e saudáveis, por um período de oito noites. Metade dos participantes pôde dormir normalmente a outra metade dormiu apenas dois terços daquilo a que estão habituados. Qualquer uma das partes pode comer tudo o que quis durante o estudo.
O autor do estudo e professor de medicina e doenças cardiovasculares, Virend Somers, explica: “Testámos que a falta de sono alterou os níveis das hormonas leptina e grelina (associadas ao apetite), aumentando a quantidade de comida que os participantes comeram, bem como, a energia queimada através de atividade física.”
“O grupo privado de sono que dormiu 1h20 a menos que os restantes consumiram uma média de 549 calorias extra por dia”, acrescentou.
“Entretanto, a quantidade de energia gasta em atividade física não foi significativamente diferente entre os grupos”, sugerindo assim que aqueles que dormiram menos não queimaram as calorias adicionais.
“A provação de sono é um problema em crescimento, com 28% dos adultos a afirmaram que dormem cerca de 6 horas, ou menos, por noite”, disse Andrew D. Calvin, co-investigador do estudo, cardiologista e professor assistente na da Clínica Mayo.
Andrew Calvin acrescentou ainda que “Um estudo destes numa escala maior ajudará a confirmar as nossas descobertas.”