
Taça Ikea PS 2012 (designer Marcus Arvonen), 9,99 euros
Marcus Arvonen é um jovem designer da Ikea com quem falámos quando da apresentação da coleção Ikea PS, em Milão. Marcus conversou connosco com o entusiasmo de quem ama o que faz: criar peças de mobiliário. E, para a coleção Ikea PS 2012, tem o seu nome em duas delas: uma taça e uma cadeira.
Sobre a primeira, a ideia partiu da sequência de Fibonacci, proposta no século XIII pelo matemático Leonardo de Pisa. 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89… – este é o início da sequência que tem uma lei de formação simples: cada elemento, a partir do terceiro, é obtido somando-se os dois anteriores. Veja: 1+1=2, 2+1=3, 3+2=5 e assim por diante.
O certo é que estas combinações de números estão presentes na natureza e na arte e foram estas que serviu de alicerce para Marcus conceber a sua taça (daí os vários ‘buraquinhos’ e a sua disposição aparentemente aleatórioa). Contudo, o designer decidiu lançar também uma espécie de provocação e criou a mesma taça em dois materiais diferentes: uma é de plástico reciclado PET (em preto) e outra em WPC – wood plastic composite, um composto de madeira e de plástico – em verde. O primeiro é mais fácil de reciclar, mas o segundo é menos prejudicial ao ambiente. “Quis lançar o desafio: qual das duas vai escolher?”, confessou Marcus. Nós dizemos que, seja qual for a opção, o design não podia ser mais original e fica perfeita, com ou sem objectos em cima!
A segunda peça de Marcus é a cadeira de braços Ikea PS 2012. Para a conceber, o designer seguiu o desafio proposto e voltou os olhos para o passado da marca Ikea, encontrando cadeiras de madeira e de plástico. Portanto, decidiu unir os dois materiais numa só peça, o que permite tirar o melhor partido das qualidades de cada um, além de reduzir as emissões de dióxido de carbono.